R7 - Notícias

Esqueci minha senha

31 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 13/11/2012 às 21h32:

Cientistas decifram DNA do camelo

AFPAFP

Uma equipe de cientistas chineses anunciou nesta terça-feira ter decifrado o DNA do camelo bactriano, passo fundamental para conhecer o metabolismo deste animal emblemático dos desertos da Mongólia e ameaçado de desaparecimento em estado selvagem.

O camelo bactriano (Camelus bactrianus) teve 28.821 genes codificados, incluindo muitos ligados ao metabolismo, o que explicaria suas extraordinárias faculdades de resistência em condições extremas , disse Meng He, da Universidade Jiaotong em Xangai.

Para se adaptar às condições do Deserto de Gobi, com temperaturas extremas, o camelo bactriano desenvolveu a capacidade de sobreviver muito mais tempo sem comida e água, armazenando gordura em seu abdômen e nas duas corcovas.

O organismo do camelo bactriano é capaz de suportar uma temperatura interna que oscila entre 34° e 41° ao longo do dia, seu nível de açúcar no sangue é duas vezes mais elevado que nos demais ruminantes e ele pode consumir oito vezes mais sal, sem sofrer de diabetes ou hipertensão.

Os geneticistas descobriram no DNA do camelo numerosos genes envolvidos nos mecanismos de diabetes do tipo 2 e da insulina. Também encontraram no camelo onze cópias do gene CYP2J, relacionado à tensão arterial e a uma alimentação muito salgada. O cavalo e o homem têm apenas um exemplar deste gene.

Os pesquisadores, que publicam o genoma na revista britânica Nature Communications, também identificaram no camelo uma série de genes que poderão explicar a presença de anticorpos de alta eficiência: uma forma de imunoglobulina, menor e mais estável, que apenas os camelídeos possuem.

ban/lr

Veja Relacionados:

Espalhe por aí:
  • Flickr
  • Delicious
  • Digg
  • Netvibes
  • Google

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

Shopping