R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 10/12/2009 às 18h35:

Cientistas descobrem macaco que tem
a melhor comunicação do reino animal

Espécie consegue combinar gritos e transmitir mensagens

AFP.

O Campbell, uma espécie de macaco das florestas da Costa do Marfim, emite seis gritos diferentes, os quais consegue combinar para lançar mensagens - o que representa a forma de comunicação animal mais elaborada conhecida até agora. A revelação foi feita por meio da publicação de um estudo do Centro Nacional de Investigação Científica da França (CNRS).

- O macho tem seis tipos de gritos de alarme (Boom, Krak, Hok, Hok-oo, Krak-oo, Wak-oo), e os emite raramente de forma isolada, preferindo formar longas sequências vocais de 25 gritos sucessivos em média (cada uma das sequências é constituída por um a quatro tipos de gritos diferentes). Ao combinar os gritos, esses primatas formam longas sequências vocais que lhes permitem transmitir mensagens vinculadas à sua vida social ou a diversos perigos.

Karim Ouattara e Alban Lemasson, do Laboratório de Etologia Animal e Humana de Rennes (norte da França), assim como Klaus Zuberbühler, da Universidade St Andrews da Escócia, analisaram durante dois anos os comportamentos e os gritos dos macacos Campbell no parque nacional Tai da Costa do Marfim. Eles observaram uma forma rudimentar de formar algo similar a palavras e frases, sobretudo entre os machos dessa espécie.

O estudo, publicado na revista PNAS da Academia de Ciências americana, explica que "a evolução de uma morfologia complexa começou cedo na história dos primatas, muito tempo antes do surgimento dos hominídeos".

As sequências e a ordem de sucessão variam em função da mensagem que o animal queira enviar. Elas informam com grande precisão sobre o tipo de predador, por exemplo - se se trata de uma águia ou de um leopardo e, inclusive, sobre a forma de detecção dele, se acústica ou visual.

Veja Relacionados:  macaco, Campbemm, comunicação
macaco  Campbemm  comunicação 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping