R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 16/01/2010 às 06h08:

Veja como escolher a TV para assistir à
Copa do Mundo em alta definição

Entenda as diferenças entre LCD, LED, OLED e plasma

André Sartorelli, do R7

Assistir à Copa do Mundo em alta definição é um bom motivo para trocar de televisor, mas é preciso cuidado na hora de escolher o modelo. Por isso, o R7 montou um guia para ajudar você a entender as diferenças de cada um.

Quando o plasma e o LCD passaram a disputar a preferência do telespectador, as diferenças entre as duas eram mais claras. O plasma era mais caro porque só estava disponível em aparelhos maiores e era apontado como desvantajoso porque exigia um consumo maior de energia elétrica.

Atualmente, as empresas recorrem à tecnologia para minimizar essas diferenças, mas nem por isso os dois tipos de aparelho são quase iguais porque têm características técnicas distintas.

O professor Eduardo Antônio Barros da Silva, da Escola Politécnica e da COPPE-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de pós-graduação e pesquisa em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), diz que não é possível definir um tipo de aparelho para cada atividade, como jogar videogame, assistir a uma partida de futebol ou ver filmes.

- O mais importante é entender cada uma das tecnologias e escolher a mais adequada para o perfil de cada um. Se a TV for usada em um ambiente grande e espaçoso, o plasma é uma boa opção para telas maiores de 50 polegadas. Já o LED é para quem quer cores vibrantes e está disposto a pagar mais por isso. O consumo de energia elétrica no LED é menor, fazendo com que o aparelho esquente menos, mas isso não se reflete de maneira significativa na conta de energia elétrica.

Conheça um pouco sobre cada tecnologia:

LCD (liquid crystal display, ou tela de cristal líquido, em português)

A tela de LCD tem uma lâmpada ao fundo do monitor com uma luz branca direcionada a uma fina camada de gel chamado de cristal líquido. Essa telinha tem minúsculos buracos que deixam a luz ultrapassar ou a bloqueiam formando a imagem.

Esse tipo de aparelho gera imagens com mais brilho, mas menor contraste entre o preto e outras cores. Isso porque a luz branca pode vazar um pouco quando se tem cenas que misturam a cor preta e outras. Então, o preto da imagem fica com um pequeno rastro na tela.

O LCD é indicado para ambientes claros e não muito grandes.

Plasma

O plasma não tem a lâmpada branca no fundo do monitor. A imagem é formada na tela a partir de cada pequeno quadrado de luz, como se o aparelho tivesse uma camada com milhares de minilâmpadas vermelhas, verdes e azuis. A combinação dessas cores forma outras e gera a imagem final na tela.

Tem cores mais vivas porque o contraste entre o preto e as demais cores é maior.

Mais adequado aos ambientes espaçosos e com pouca luminosidade.

LED (light emiting diode, ou diodo emissor de luz, em português)

O LED é considerado uma evolução do LCD porque não tem a luz branca, única, ao fundo, mas tem um conjunto de microlâmpadas agrupado no fundo do aparelho iluminando uma camada transparente com aberturas que dissipam a luz, como no LCD, mas como não tem uma grande lâmpada, economiza energia elétrica e melhora a definição das cores.

TVs de LED são bem mais caras que as LCD e muito mais finas.

Há ainda os modelos de OLED, que são ainda mais caros e se baseiam em uma tecnologia a partir de polímeros orgânicos que emitem luz própria, assim como o vaga-lume, que serviu foi estudado para gerar essa tecnologia.

As telas OLED ainda não estão disponíveis em grandes tamanhos. A TV de OLED tem melhor ângulo de visão que outros tipos, tela ultrafina e baixíssimo consumo de energia. 

Veja Relacionados:  LCD, plasma, LED, TV
LCD  plasma  LED  TV 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping