R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 12/05/2011 às 16h25:

Estudo aponta para aumento de 1.200% em
casos de "phishing" nas redes sociais

Golpistas enviam mensagens para obter dados do internauta

BBC Brasil

 

Publicidade

Um estudo em grande escala sobre segurança na internet apontou um aumento exponencial nas fraudes direcionadas a usuários de sites de relacionamento, como o Facebook.

O relatório semestral de segurança na internet feita pela gigante da informática Microsoft, realizado com base em dados de 600 milhões de computadores, encontrou evidências de um aumento de 1.200% nos ataques de phishing no ano passado.

Nos ataques conhecidos como phishing, criminosos enviam a internautas mensagens aparentemente legítimas, parecendo ter sido enviadas por colegas e amigos. Com essas mensagens, os golpistas fazem os usuários de computador dar informações pessoais, como senhas de bancos ou números de documentos.

Segundo o correspondente de tecnologia da BBC Mark Gregory, o aumento das fraudes em sites de relacionamento e redes sociais não surpreende, dada a crescente popularidade desse tipo de sites entre os usuários, mas a proporção do aumento nos casos de phishing nesses sites causa grande preocupação.

De acordo com o estudo da Microsoft, estes ataques representavam, um ano antes, menos de 10% de todas as fraudes cometidas por meio de sites de relacionamento. No fim de 2010, esta proporção aumentou para 85%.

Já a detecção de programas destinados a infectar computadores com propagandas em forma de pop-up aumentou 70% entre meados de 2010 até o fim do ano, segundo informa a agência AFP, citando o relatório.

A Microsoft notou uma "polarização" do comportamento criminoso na internet, com um grande aumento nas táticas de fraude disfarçadas na forma de ofertas ou de marketing, de acordo com a AFP.

A pesquisa indica ainda duas tendências distintas na atividade criminal online. De um lado, há o aumento nas fraudes baseadas em trapaças - que envolvem estratégias para enganar muitas pessoas para dar algumas poucas informações pessoais.

De outro lado, há também o aumento nas técnicas de fraude mais sofisticadas, como golpes envolvendo manipulação de programas de computador, voltado a roubar grandes quantias de dinheiro de algumas poucas vítimas escolhidas a dedo.

 

Veja Relacionados:  internet, microsoft, segurança, phishing, golpe, crime, roubo, rede social, facebook
internet  microsoft  segurança  phishing  golpe  crime  roubo  rede social  facebook 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping