R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

21 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 18/06/2010 às 17h28:

Fotos de bebidas alcoólicas viram
obras de arte no microscópio

Empresa vende fotos de 45 drinks vistas pelas lentes de aumento do aparelho

Do R7

Químicos da empresa americana Bevshots colocaram bebidas famosas no microscópio, aumentaram-nas em mil vezes e produziram belas fotos, que mais se parecem com obras de arte modernas. 

Eles capturaram as moléculas de drinks, como vodca, vinho tinto e tequila, e as fotografaram no departamento de química da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, revelou o jornal inglês Daily Mail nesta sexta-feira (18).

Segundo Lester Hutt, fundador da empresa, “é possível perceber nas fotos carboidratos cristalizados que se tornaram açúcares e glicose”. 

Cada imagem foi obtida ao pingar uma gota de cada bebida em uma lâmina. Depois que elas secaram, as lâminas foram colocadas no microscópio para que as fotos fossem tiradas. 

Para que o álcool seque completamente são necessárias quatro semanas em um recipiente totalmente lacrado. O processo completo, até a foto, pode levar até três meses. 

Lester conta que algumas bebidas, como a vodca, não possuem muitas impurezas como a piña colada. Segundo ele, "as cores das imagens não correspondem às cores dos produtos químicos das bebidas, mas à polarização da luz que passa pela amostra". 

Para obter as incríveis cores e formas dos drinks, os químicos usaram uma velha câmera fotográfica analógica de 35 mm. 

James Hutchinson, da Sociedade Real de Química, explica que “as diferenças entre as imagens das amostras das bebidas se devem em parte à origem vegetal dos ingredientes. 

- Uvas e vários tipos de grãos usados nas bebidas contêm combinações diferentes de pigmentos coloridos que acabam aparecendo na bebida. 

Segundo o cientista, as diferenças de cores e formas “de bebidas aparentemente sem cor pode ser causada por pequenas estruturas como cristais ou células biológicas, que variam dependendo de como é feita a bebida, ao interagir com a fonte de luz”. 

A Bevshots começou a vender as fotos em agosto do ano passado. De lá para cá, diz já ter vendido mais de 20 mil delas. Dependendo do tamanho, as fotos custam de R$ 42 a R$ 972, em média.

Veja Relacionados:  microscópio, bebidas, fotos
microscópio  bebidas  fotos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping