Raphael Hakime/06.jan.2010Carro do Google fotografa a marginal Pinheiros, em SP
27 de Maio de 2012
Carros que tiram fotos de cidades têm código que permite coletar informações
As cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro já passaram pelo processo de captação das imagens para serem incluídas no serviço, que deve ser lançado no país ainda neste ano. Os internautas brasileiros também foram afetados.
De acordo com a empresa, a captura de dados ocorre por um "erro". Em comunicado o Google diz que o software usado nos carros tem um código, supostamente colocado ali por engano, que permite obter as informações trocadas pelos usuários por meio da internet, mas negou ter usado esses dados em produtos da empresa.
– Quando ficamos sabendo desse problema, nós separamos essas informações em nossa rede e as tornamos inacessíveis. Nós queremos deletar esses dados assim que possível e estamos conversando com órgãos regulatórios de certos países para saber como descartar isso rapidamente.
Essa é mais uma polêmica envolvendo o Street View e a privacidade. Como as imagens são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em polêmicas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas. Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes das imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores das cidades por onde passam seus carros em situações constrangedoras.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7