O blog oficial do Google acaba de anunciar o lançamento, nesta quarta-feira (10), do Buzz, um novo aplicativo que vai permitir bater papo com contatos dentro do próprio Gmail, o serviço gratuito de e-mails da empresa. Com isso, a empresa torna o Gmail numa espécie de rede social, que passa a competir com o Twitter e o Facebook.
O Buzz cria uma rede social a partir das pessoas com quem o usuário troca e-mails ou bate papo. Por meio do aplicativo é possível compartilhar fotos, vídeos e links com as pessoas de forma pública ou controlada - só sua lista de contatos terá acesso, por exemplo, diz o blog.
- O Buzz se integra com a caixa de entrada do Gmail, para que você possa acompanhar os assuntos que mais interessam enquanto são discutidos em tempo real.
Ao longo dos próximos dias, o Buzz será integrado à caixa de entrada do serviço e-mail todos os usuários. Quem não encontrar o serviço em seu Gmail não deve se preocupar porque ele será implementado aos poucos.
O Google também pretende oferecer o serviço para empresas e escolas, por meio do Google Apps, com recursos adicionais de compartilhamento para organizações.
O aplicativo também rodará em celulares. Graças ao recurso do GPS (Sistema de Posicionamento Geográfico), o aplicativo também vai oferecer informações como a localização de um usuário a partir de seu post. No Mobile Blog, a empresa sugere vários usos do Buzz para o celular.
Criado para ser uma plataforma de conversação aberta, com o Buzz o usuário também vai poder acessar o Flickr e o Twitter. O Google está criando um pacote de protocolos para a criação de aplicativos e convidando desenvolvedores para fazerem parte do Google Code, para conhecerem os aplicativos que já existem e saberem como participar. Os desenvolvedores e usuários que quiserem mais informações sobre o serviço podem acessar o site buzz.google.com.