R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 09/09/2010 às 13h52:

Justiça permite que Obama
financie pesquisas com células-tronco

Medida é temporária e vale até uma decisão definitiva do tribunal

Do R7, com agências internacionais

Publicidade

A Justiça dos Estados Unidos permitiu nesta quinta-feira (9) que o governo do país continue financiando pesquisas com células-tronco embrionária. A corte federal de apelações de Washington suspendeu temporamente uma medida anterior que proibia o governo de fornecer verba para esses estudos. A decisão é temporária e vale até que o juiz analise melhor o caso.

As células-tronco, hoje uma das grandes esperanças da medicina, podem dar origem a diversos tecidos (conjunto de células com uma determinada função no organismo).  Hoje, essas células são estudadas para aplicação no tratamento de uma ampla gama de doenças, do mal de Parkinson à diabetes, passando por problemas renais e cardíacos. A ideia básica é usar as células-tronco para regenerar órgãos e tecidos danificados por esses males. 

O problema é que, no caso das células-tronco embrionárias, é necessária a destruição de embriões. No Brasil, só podem ser utilizados os embriões humanos obtidos por fertilização in vitro, que estejam congelados há pelo menos três anos e sejam inviáveis -(não seriam mesmo destinados a gerar um ser humano).

Em nota, o tribunal diz que "objetivo da suspensão administrativa é dar à corte tempo suficiente para examinar o assunto em profundidade, mas não representa uma decisão final sobre o fundo".

No fim de agosto, o juiz Royce Lamberth barrou o financiamento federal - autorizado pelo presidente do país, Barack Obama - para a pesquisa com células-tronco embrionárias. A justificativa é que esses estudos envolvem a destruição de embriões humanos. Ele decidiu a favor de um grupo cristão que se opõe à pesquisa. O governo recorreu da decisão.

Em março, Obama cancelou uma proibição para a pesquisa com células-tronco embrionárias, citando os potenciais avanços médicos e uma nova era para a ciência americana, sem a influência de ideologia política.

A ordem emitida pelo presidente reverteu uma proibição de seu antecessor, George W. Bush, que tinha sido criticada por dificultar a descoberta de novos tratamentos para doenças graves, como o mal de Alzheimer, Parkinson e diabetes.

Veja Relacionados:  Células-tronco
Células-tronco 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping