R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

20 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 18/03/2010 às 20h49:

Orkut ganha jogo para brincar de "exterminador da dengue"

Aplicativo permite que usuário vire potinhos de água para eliminar criadouros

Felipe Maia, do R7

O governo de Minas Gerais criou um "programinha" para o Orkut para que os internautas brinquem de acabar com o Aedes aegypti, mosquito que transmite a Dengue. O jogo, chamado Dengue Ville, é inspirado no FarmVille, popular aplicativo do Facebook em que os usuários têm de administrar uma fazenda.

No game, a missão é exterminar os criadouros do mosquito, como caixas d'água abertas, pratinhos de vasos de planta, lajes com água parada, garrafas e pneus. A brincadeira é vasculhar uma espécie de bairro virtual e clicar nos possíveis focos do inseto, com o objetivo de esvaziar a água parada nesses recipientes. É possível também distribuir soro caseiro para vítimas da doença em um posto de saúde.

À medida que o jogador se sai bem na tarefa ele sobe de categoria na comunidade, passando de recruta, a caçador de focos, herói do bairro e "extermina dengue", o status mais elevado. Se o usuário fica muito tempo sem aparecer na rede social, seu avatar ganha cor amarelada porque "contraiu a doença".

A versão preliminar de Dengue Ville foi lançada nesta quarta-feira (17), mas ainda não tem todos os recursos. O jogo final deve ficar disponível na próxima quarta-feira (24). Antonio Jorge de Souza Marques, secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, disse ao R7 que a ideia é sair do "mais do mesmo" nas campanhas de combate à doença.

– Uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) mostrou que mais de 90% das pessoas sabem como evitar o mosquito, mas uma porcentagem muito pequena tinha o hábito de colocar essas medidas em prática. O que se conclui é que as campanhas educativas não têm funcionado.

Marques diz que o jogo custou R$ 70 mil, valor pequeno se comparado ao que é gasto em campanhas de mídia de massa como TV, jornal e revista. Ele afirma que o objetivo de usar o Orkut é alcançar a população jovem, que costuma "levar a informação para dentro de casa".

– O governo pode gastar milhões e milhões no tratamento para o tratamento dos pacientes de dengue, mas não consegue resolver sozinho a questão do mosquito, já que 80% dos focos estão dentro da casa das pessoas. Precisamos de uma profunda mudança cultural para melhorar isso.

Dados do instituto Ibope Nielsen Online indicam que o Orkut tem 27 milhões de usuários no Brasil, o que faz com que o site seja a rede social mais usada no país. A criação de aplicativos é bastante responsável pela manutenção no nível de acessos ao portal.

Veja Relacionados:  Dengue, Aedes aegypti, epidemia
Dengue  Aedes aegypti  epidemia 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping