R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

30 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 30/07/2010 às 06h01:

Pássaros cedem à tentação durante a migração

Estudo diz que na época de migrar pardais dormem pouco e se tornam mais impulsivos

Do R7

Publicidade

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison publicaram um estudo na revista científica BMC Neuroscience sobre o controle do sono e de impulsos em pardais de coroa branca durante temporadas migratórias e não migratórias. 

Durante os períodos de migração, os pássaros dormiam muito pouco e se tornavam impulsivos, mas a falta de sono não era a responsável por sua impulsividade. 

Os pesquisadores estudaram os efeitos do status migratório e da privação de sono sobre a vontade de um grupo de pardais em bicar em um botão que liberava alimentos. 

De acordo como Ruth Benca, chefe da pesquisa, “na natureza, apesar de reduções nas oportunidades para dormir, os pássaros continuam a manter voos prolongados bem sucedidos, a fazer uma navegação complexa e a se livrar de predadores durante a migração". 

- No laboratório, descobrimos que os pássaros que estavam migrando podem aprender a bicar em um botão de comida assim como os que não estão. Nesse estudo, por outro lado, demonstramos que quando não estão migrando eles se esforçam para aprender quando não dar bicadas.

Essa aparente hiperatividade durante o período migratório pode estar relacionada ao fato de que os períodos de sono de pássaros migratórios se separam do ciclo luz/escuridão que acontecem durante as temporadas não migratórias no verão e no inverno. Outras experiências mostraram que a privação de sono, sozinha, não causa perda de controle. 

A pequena duração do sono no verão não está associada com o aumento de impulsividade. De acordo com Benca, é possível que a perda temporária do sono durante a migração tenha um papel na perda de inibição. 

Se a incapacidade para inibir as bicadas estiver relacionada a uma falha geral na inibição, a um senso distorcido de tempo, à falta de atenção a estímulos evidentes ou a algum mecanismo sutil ainda não ficou claro, disseram os pesquisadores.


Veja Relacionados:  pardais, migração, impulsivos
pardais  migração  impulsivos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping