R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

17 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 22/01/2010 às 09h00:

Urano e Netuno devem ter “oceanos de diamantes”

A hipótese foi encontrada para justificar porque esses planetas são diferentes da Terra

Do R7

A primeira investigação sobre o diamante indica que a substância se comporta como a água durante a passagem do sólido para o líquido, ou seja, partes sólidas flutuam sobre o líquido.

Pesquisadores consideram que Urano e Netuno, dois planetas cheios de gases, devem ter áreas como “oceanos de diamantes”. A hipótese foi encontrada para justificar uma característica especial desses planetas. Diferente da Terra, eles não têm polos magnéticos que coincidem com os polos geográficos.

A teoria dos especialistas é que, como cada um deles é formado por 10% de carbono, elemento que é a base do diamante, um oceano de diamante líquido poderia desviar o ângulo do campo magnético provocando um desalinhamento com a rotação de Urano e Netuno.

Jon Eggert, pesquisador do Departamento de Física e Ciências Humanas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, se juntou a uma equipe que simulou a hipótese no laboratório.

- A ideia da existência de quantidades significativas de carbono puro em planetas gigantes, como Urano e Netuno, se evidencia tanto na teoria quanto nos experimentos. Isso pode nos ajudar a entender a evolução desses planetas. O diamante é um material relativamente comum na Terra, mas nunca se conseguiu medir seu ponto de fusão [momento de equilíbrio entre o estado sólido e líquido].

A dificuldade acontece porque não basta elevar a temperatura do diamante (como se faz com a água) para mudar seu estado. Ele precisa passar por pressões elevadas, o que dificulta medir precisamente a temperatura no exato momento da mudança.

Veja Relacionados:  Urano, Netuno, oceano, diamante
Urano  Netuno  oceano  diamante 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping