R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

29 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Tecnologia e Ciência/Notícias

Icone de Tecnologia e Ciência Tecnologia e Ciência

publicado em 15/10/2011 às 12h11:

Veja como se livrar da sua TV velha

País comemora Dia do Consumidor consciente com coleta de lixo eletrônico

Do R7

Publicidade

O Ministério do Meio Ambiente resolveu ajudar quem não sabe como se livrar daquela  televisão antiga, do computador que não usa mais ou até mesmo do celular “tijolão“.  Neste sábado, Dia do Consumidor Consciente, o ministério lança nacionalmente uma coleta de lixo eletrônico em estações de metrô de quatro grandes capitais.

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte terão postos de coleta funcionando até o dia 16. Em São Paulo o lixo já está sendo recolhido desde o dia 12, na estação Tucuruvi da linha azul. Em Brasília a coleta será na estação galeria. No Rio o posto fica na estação Carioca, da linha 1 e em Belo Horizonte na estação Eldorado.

Veja mais informações

A expectativa é recolher pelo menos 50 toneladas de lixo eletrônico. Aquele celular que não funciona mais, a torradeira enguiçada que não vale a pena consertar, os ultrapassados videocassetes, computadores antigos, notebooks pifados e outros eletroportáteis vão direto para a reciclagem.

A ação é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, os metrôs de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, a concessionária MetrôRio, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil, empresa que atua no mercado de reciclados desde 1988, e a Descarte Certo.

 A iniciativa faz parte das comemorações do Mês do Consumo Sustentável estabelecido pelo ministério em 2009. Nos últimos dois anos o Dia do Consumidor Consciente foi destinado ao consumo de sacolas plásticas.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lembra que a participação da população é fundamental.

- Nós, consumidores, somos parte da cadeia produtiva. Não tem como a gente se eximir da responsabilidade ambiental. A Constituição diz que cuidar do meio ambiente é dever de todos. É o nosso futuro que está em jogo.

Anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros. Esses produtos contém elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que podem contaminar o ar, a água e o solo.

 
Veja Relacionados:  consumo consciente, eletrônicos
consumo consciente  eletrônicos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping