Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operadoras de telefonia bloqueiam WhatsApp no final da noite desta quarta-feira (16)

Principais operadoras receberam ordem judicial para bloquear o aplicativo

Tecnologia e Ciência|Do R7

Usuários não conseguiram acessar aplicativo de mensagens no final da noite de quarta (16)
Usuários não conseguiram acessar aplicativo de mensagens no final da noite de quarta (16) Usuários não conseguiram acessar aplicativo de mensagens no final da noite de quarta (16)

Usuários do WhatsApp já não conseguiam mais trocar mensagens pelo aplicativo pouco antes da 0h desta quinta-feira (17), prazo que as operadoras de telefonia móvel haviam recebido para cortar o serviço em todo o Brasil por 48 horas. As principais operadoras receberam na quarta-feira (16) uma ordem judicial para bloquear o aplicativo.

A medida foi imposta pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação, que seria da área criminal, não foi divulgado porque o processo corre em segredo de justiça.

Segundo o Tribunal de Justiça, o WhatsApp não cumpriu duas determinações judiciais dos dias 23 de julho e 7 de agosto de 2015. Uma multa foi fixada para punir o não cumprimento da ordem.

O SindiTelebrasil, o sindicato das empresas de telefonia móvel, já havia informado na noite de quarta-feira (16) que as operadoras iriam cumprir a deteminação, que começaria a valer a partir da 0h desta quinta-feira (17).

Publicidade

Usuários do aplicativo WhatsApp não conseguiam trocar mensagens desde as 23h30 da quarta-feira (16), meia hora antes do prazo concedido pela Justiça para que o serviço fosse bloqueado.

No começo deste ano ano, um juiz do Piauí pediu para que o serviço fosse retirado do País. Mas a decisão acabou suspensa pelo Tribunal de Justiça do Piauí.

Publicidade

No mundo o WhatsApp é utilizado por cerca de 900 milhões de pessoas e, aqui no Brasil, 93% dos usuários de à internet utilizam o serviço de mensagens, segundo a pesquisa feita pela Conecta, a plataforma web do Ibope Inteligência Matéria, em 2015.

Veja a íntegra da nota do SindiTelebrasil:

Publicidade

As prestadoras de serviços de telefonia móvel, representadas pelo SindiTelebrasil, receberam na tarde desta quarta-feira (16) intimação judicial e cumprirão determinação da Justiça para bloquear o aplicativo WhatsApp, em todo o território nacional, a partir da 0h00 desta quinta-feira (17/12), pelo prazo de 48 horas, de acordo com as possibilidades técnicas e operacionais.

O SindiTelebrasil esclarece ainda que as prestadoras não são autoras e não fazem parte da ação que resultou na ordem judicial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.