Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisadores descobrem 4 novas espécies de tubarões que 'andam'

Estudou levou 12 anos para ser concluído e aumentou para nove o número de espécies conhecidas de tubarões que usam nadadeiras como pés

Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*

A habilidade ajuda os tubarões a caçar e fugir de predadores
A habilidade ajuda os tubarões a caçar e fugir de predadores A habilidade ajuda os tubarões a caçar e fugir de predadores

Cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, concluíram uma pesquisa após 12 anos e anunciaram que encontraram 4 novas espécies de tubarões que "andam". Os animais foram descobertos entre o norte da Austrália e a Nova Guiné, uma ilha próxima. 

Com isso, chegou a nove o número de espécies de "Walking shark", como esses tubarões são chamados pelos cientistas. Esses peixes usam as quatro nadadeiras laterais para andar sobre pedras, recifes e até pelo fundo do mar, além de nadar, claro.

A autora do estudo, Chistine Dudgeon, crê que a diferenciação de espécies aconteceu após eles se separarem de populações originais de tubarões.

"É uma adaptação única e significa que eles podem explorar regiões que seus predadores não podem. Além de ajudar na caça, que consiste de pequenos crustáceos e moluscos, afirma Christine.

Publicidade

A pesquisadora acredita que mais tubarões podem ser descobertos, já que várias características não são compartilhadas entre as novas espécies encontradas e com seu parente próximo, o tubarão Bamboo.

"Dados mostram que as novas espécies se desenvolveram depois que os tubarões mudaram de região e se isolaram geneticamente, criando linhas distintas de evolução", explica a pesquisadora.

Publicidade

Os tubarões andarilhos não apresentam perigo algum para o ser humano. Com tamanho médio de um metro, tem hábitos noturnos e não chegam a áreas rasas como a praia.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Marques 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.