Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prêmio Nobel de Química 2022 é dividido entre dois pesquisadores americanos e um dinamarquês

Estudos realizados pelos vencedores aceleram o desenvolvimento de remédios e agilizam o mapeamento de DNA

Tecnologia e Ciência|Do R7

Os três ganhadores do Nobel de Química de 2022
Os três ganhadores do Nobel de Química de 2022 Os três ganhadores do Nobel de Química de 2022

A Academia Real Sueca de Ciências anunciou nesta quarta-feira (5) três vencedores do Prêmio Nobel de Química deste ano. O prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,6 milhões) será dividido igualmente entre a americana Carolyn R. Bertozzi (da Stanford University), o dinamarquês Morten Meldal (da University of Copenhagen Denmark) e o pesquisador americano K. Barry Sharpless. Sharpless, de 81 anos, é a quinta pessoa a conquistar o Nobel pela segunda vez — sua primeira premiação aconteceu em 2001.

Eles desenvolveram uma ferramenta para a construção de moléculas. Os estudos dos três pesquisadores são ligados ao que se chama de "química click" e química bio-ortogonal. O modo de trabalho do trio torna mais fáceis processos químicos considerados complexos.

A "química click" é criação de Sharpless e Meldal e permite o desenvolvimento rápido de blocos moleculares. A técnica acelera o desenvolvimento de remédios e também é utilizada no mapeamento de DNA. Bertozzi, por sua vez, com sua química bio-ortogonal, tem ajudado pesquisadores no desenvolvimento de medicamentos contra o câncer.

A Academia Sueca concedeu o Nobel de Química no ano passado ao alemão Benjamin List e ao americano David MacMillan pelo desenvolvimento da "organocatálise assimétrica", uma nova ferramenta de construção de moléculas que tornou a química mais "verde" e melhorou a pesquisa farmacêutica.

Publicidade

Na terça-feira (4), foi anunciado o trio vencedor do Nobel de Física por pesquisas na área de mecânica quântica.

No início da semana, o paleontologista e geneticista sueco Svante Pääbo venceu o Nobel de Medicina por sequenciar o genoma do Neandertal e descobrir o hominídeo de Denisova.

Publicidade

Nesta semana ainda será anunciado o Nobel de Literatura e o Nobel da Paz. Na próxima segunda-feira (10) é a vez do vencedor do Nobel de Economia. 

Vencedor do Nobel de Medicina leva trote de colegas e comemora assim conquista do prêmio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.