Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prevenir-se contra crimes virtuais ajuda a aproveitar o melhor da vida online

Faça manutenção de seus aparelhos em  um local de confiança 

Tecnologia e Ciência|Do R7

O mundo virtual oferece diversas vantagens. Procurar produtos que sejam do seu interesse, manter contato com amigos e manter-se ligado no que acontece são apenas algumas atividades que podemos realizar na web. Porém, é preciso cuidado, pois existem pessoas que se dedicam a mudar o sistema de alguns sites ou programas, para assim ter acesso a informações confidenciais ou particulares: os hackers. Alguns cuidados que podem te ajudar a se prevenir contra esses malfeitores. Conheça-os:

SOLUÇÃO COMPLETA DE SEGURANÇA – Invista em uma boa solução de segurança com proteção contra vírus, phishing, malware e outros ataques online. Esse é o principal meio para proteger seu PC contra possíveis ameaças virtuais. Tão importante quanto instalá-lo, é mantê-lo sempre atualizado, pois assim como tem pessoas que trabalham para exterminar esse tipo de problema, há aquelas que vivem para encontrar brechas no sistema e encontrar novas armadilhas. Todo cuidado é pouco!

CUIDADO COM AS SENHAS - Apesar de todos os avisos, muitos utilizam senhas óbvias para proteger suas contas, como datas especiais, nomes de parentes ou do cachorro de estimação são códigos fáceis de serem descobertos. Evite-os! Note que tão perigoso quanto esse hábito é usar a mesma senha para usar email, acessar banco online, redes sociais, entre outros. . Se algum criminoso virtual descobrir o código secreto terá acesso a tudo. Se você tem dificuldade de memorizar dados, faça esse esforço. Vale a pena!

PRIVACIDADE - Muitas pessoas gostam de compartilhar fotos, informações pessoais e não tomam nenhum cuidado. O problema neste caso é se o celular ou computador cair em mãos erradas. Fotos que deveriam ser limitadas à determinada pessoa podem parar em sites de não desejado e/ou ser divulgada a exaustão. Combine com o destinatário de apagar assim que receber asfotos ou salvá-las em um pen-drive que pode ser guardado a sete chaves.

Publicidade

DADOS BANCÁRIOS - Somente faça compras online em sites seguros. Normalmente há o desenho de um cadeado na barra de endereço sinalizando que a página pode ser utilizada sem problemas. Vale consultar sites de pesquisa para ver se há reclamações nesse sentido. Endereços de web que não sejam seguros são uma porta aberta para que seus dados bancários sejam clonados. E, se isso acontecer, você terá uma grande dor de cabeça para resolver este problema.

ATENÇÃO COM O QUE RECEBE - Não abra e-mails de desconhecidos ou com títulos que remetam a informações ou fotos exclusivas de determinadas celebridades. Na grande maioria dos casos isso é um golpe, que na melhor das hipóteses danificará seus arquivos. Cuidado também ao entrar em sites para baixar séries ou filmes adultos. Fique atento!

Publicidade

DESLOGUE-SE - Por fim, se precisar fazer algo pessoal, como transferência bancária ou acessar suas redes sociais em uma lan house ou de um computador que não seja o seu, saia do sistema antes de deixar a máquina. Se possível, apague suas informações do equipamento. Isso evita que a próxima pessoa que acesse da mesma máquina tenha acesso aos seus dados.

Com esses cuidados, esteja certo que a internet será sua grande aliada!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.