Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto itinerante leva cinema à base de energia solar para municípios carentes

Iniciativa tem como objetivo trazer o acesso a cultura para população de cidades afastadas

Tecnologia e Ciência|Do R7*

Projeto está rodando o Brasil pelo segundo ano consecutivo
Projeto está rodando o Brasil pelo segundo ano consecutivo Projeto está rodando o Brasil pelo segundo ano consecutivo

Não é de hoje que ONGs e iniciativas privadas desenvolvem iniciativas para levar cultura e educação para cidades mais distantes das grandes metrópoles. No entanto, o projeto Cinesolar se destaca dos demais.

Idealizado em 2010 pela produtora cultural Cynthia Alario, o projeto se propõe a levar sessões de cinema de forma itinerante para cidades com pouco acesso cultural. O diferencial é que as sessões ao ar livre são realizadas utilizando energia solar, substituindo a eletricidade.

A iniciativa está em sua segunda temporada e até agora soma mais de 20 mil participantes. Para Cynthia, levar o Cinesolar para os quatro cantos do Brasil é mais do que dar acesso ao cinema.

— Em 2010, conhecemos um projeto que funciona na Holanda com energia solar e ele serviu de inspiração para a gente. Aqui acabamos transformando o Cinesolar em muito mais que um cinema, chamamos de estação de arte e cultura.

Publicidade

Estudo diz que as pessoas param de ouvir músicas novas depois dos 33 anos

Além dos filmes, o projeto oferece atividades culturais com foco em ações sustentáveis, como as atividades música orgânica, na qual os participantes confeccionam instrumentos musicais com material reciclável, e ecografite, que permite que as pessoas façam murais de grafite utilizando pigmentos naturais feitos na hora. Na visão de Cynthia, tudo isso contribui para criar um pensamento mais voltado a sustentabilidade nos participantes.

Publicidade

— Quando chegamos numa cidade, as pessoas se sentem importantes. Tem criança que fala "Tia, vocês vieram de tão longe só para ver a gente!". Chegamos a dirigir até quatro dias seguidos para chegar em uma cidade para implantar o projeto.

No ano passado, a ONG Ideas, de Capão Bonito, em São Paulo, recebeu o Cinesolar e a experiência deixou um saldo positivo segundo Paulo Henrique Silva, um dos coordenadores da ONG.

Publicidade

— Foi muito positivo para as crianças que participaram. Primeiro por ser uma experiência nova com essa ideia de sustentabilidade e segundo por promover filmes brasileiros. Não é só o Cinesolar em si, é uma forma de abrir espaço para o cinema nacional.

Atualmente, os dois filmes que estão rodando o Brasil com o projeto são "O Palhaço", de Selton Mello e "O Menino no Espelho", de Guilherme Fiúza. Nos próximos dias 26 e 27, o Cinesolar estará na cidade de Nobres, no Mato Grosso. De lá, o projeto segue para Xambioá, no Tocantins e Primavera, no Pará.

Para mais informações, acesse o site oficial do Cinesolar.

*Colaborou Raphael Andrade, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.