Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quer um pedaço? Ciência coloca na mesa a almôndega de carne de mamute

Novo tipo de proteína foi apresentada na Holanda; empresa fará mais testes para saber se é possível consumir o alimento

Tecnologia e Ciência|Do R7

A almôndega de carne de mamute desenvolvida por empresa australiana
A almôndega de carne de mamute desenvolvida por empresa australiana A almôndega de carne de mamute desenvolvida por empresa australiana

Os mamutes estão extintos há mais de 8 mil anos e sempre surge a conversa de recriá-los via engenharia genética. Mas, enquanto isso não acontece, a empresa australiana Vow desenvolveu junto com cientistas uma maneira de criar uma almôndega feita da carne deste animal pré-histórico.

O projeto da empresa, que comercializa carne, foi apresentado nesta terça-feira (28) em Amsterdã, na Holanda, no Nemo Science Museum, e a intenção é mostrar a produção do alimento a partir de células, sem que seja necessário matar animais e nem destruir matas para fazer pastos. Além disso, criar este tipo de proteína é feito utilizando menos água e também diminui a emissão do gás metano na atmosfera.

A Vow também pesquisa a possibilidade de desenvolver o material a partir de animais como alpaca, búfalo, crocodilo etc.

George Peppou, CEO da empresa, disse que "temos um problema de mudança de comportamento quando se trata do consumo de carne. Nosso objetivo é fazer com que bilhões de pessoas que comem carne animal comum passam a se alimentar de carne que possa ser produzida artificialmente".

Publicidade
O mamute está extinto há milhares de anos
O mamute está extinto há milhares de anos O mamute está extinto há milhares de anos

Tim Noakesmith, cofundador da Vow, explicou que a empresa escolheu o mamute por ser um "símbolo de diversidade perdida e um símbolo de mudança climática". A espécie pode ter desaparecido da Terra devido ao aquecimento do planeta após a Era do Gelo.

Para Noakesmith, "com este projeto queremos ser os pioneiros de um novo tipo de pensamento, que a comida como conhecemos não precisa ser do jeito que a conhecemos. Nossa missão é quebrar o status quo usando sabores deliciosos e experiência inesquecíveis".

Publicidade

MAIS TESTES

A empresa australiana desenvolveu a almôndega de mamute junto com cientistas do Australian Institute for Bioengineering da University of Queensland. Para isso, foi usado uma sequência de DNA do animal que foi preenchimento com DNA de um elefante africano, que é um parente da criatura extinta. Segundo a Vow, o processo todo foi muito rápido e tudo ficou pronto em poucas semanas.

Mas a almôndega de mamute ainda não pode ser consumida por humanos. Como esta é uma proteína que estava desaparecida há muitos anos, os representantes da Vow disseram que não sabem ainda como o organismo das pessoas reagirá a ela. Ainda é necessário fazer mais testes para confirmar a segurança do alimento que, certamente, seria aprovado por Fred Flintstone e sua família.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.