Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Realidade virtual fará você vomitar um monte de vezes", afirma especialista

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Esqueça sua reputação ao colocar esses óculos
Esqueça sua reputação ao colocar esses óculos Esqueça sua reputação ao colocar esses óculos

Realidade Virtual é a tecnologia do momento. Todos a desejam como a "garota mais bonita do baile". Algumas pessoas querem até morar dentro dela. Mas as empresas e pessoas que a testam não estão falando toda a verdade. Realidade Virtual é uma forma cara de você passar vergonha. Não é preciso argumentar muito para entender essa realidade.

É só colocar aqueles óculos para você começar a agir feito um bêbado em uma festa de gente sóbria. Só que 10 vezes pior. Um dos maiores problemas com a tecnologia no estado em que ela se encontra são os enjôos. Tudo porque enquanto ela simula um mundo novo, ela desacopla nosso sistema visual do nosso de movimento. O mínimo de latência entre se mover e o que vemos pode ser destrutivo para nosso equilíbrio, por exemplo.

Essa é uma das teses de Beau Cronin, doutor em neurociência pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que escreveu um livro sobre o assunto. Ele diz em seu twitter que nós vomitaremos pra caramba antes que desenvolvam um sistema decente para evitar isso. Se você sai vagando por aí com os óculos na cara, ficará com náuseas e provavelmente vomitará em algum local que você acha que é uma floresta encantada, mas é a mesa da sua casa.

Esses problemas estão em um nível tão avançado que o principal medidor de qualidade de um jogo de RV é "conforto". Simples assim. Nada de violência ou palavrões, mas conforto. Mas a própria violência é um problema sério. Ela terá que ser amenizada ou bugaremos nosso cérebro no instante em que a katana de um inimigo te retalhar em uma versão moderna de Ninja Gaiden. Precisaremos habitar mundos coloridos e educativos para nosso próprio bem. Triste.

Publicidade

Por isso, os desenvolvedores atuais evitam sem qualquer cerimônia games que necessitem de muitos movimentos. Para evitar que você vomite por todo canto. Algumas empresas trabalham de forma acelerada em uma resolução para isso, mas ainda não há uma solução pronta e talvez demore um ou dois anos para ela chegar ao mercado. Até lá, seu Oculus Rift (que custará uma pequena fortuna e exigirá um PC igualmente caro) será apenas uma máquina de enjôos.

Abaixo, veja cinco motivos para EVITAR AO MÁXIMO chegar perto de um óculos de realidade virtual.

Caso não tenha dinheiro ou disposição para isso, os brasileiros já inventaram uma tecnologia de realidade aumentada muito mais avançada. Técnica 100% nacional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.