Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Russos usavam fakes para fazer propaganda política no Facebook

Cerca de US$ 100 mil foram gastos com anúncios ligados a debates sociais

Tecnologia e Ciência|ANSA

Estaria a Rússia cutucando a onça com vara curta?
Estaria a Rússia cutucando a onça com vara curta? Estaria a Rússia cutucando a onça com vara curta?

A rede social Facebook informou na noite desta quarta-feira (6) que contas falsas ligadas à pessoas na Rússia pagaram cerca de US$ 100 mil em anúncios com cunho político durante os últimos dois anos.

Segundo a nota oficial, as propagandas não tinha mensagens voltadas para a campanha eleitoral dos Estados Unidos em si, mas inseriam informações sobre "mensagens sociais e políticas divisórias" no país, como temas ligados às questões raciais e de LGBTs, de imigração e sobre armas de fogo.

Todos esses assuntos foram muito sensíveis durante o embate entre democratas e republicanos nas campanhas primárias e presidenciais. Ao todo, entre junho de 2015 e maio de 2017, cerca de 470 falsas contas criaram por volta de três mil anúncios nesse período.

"Nossas análises apontam que essas contas e essas páginas eram ligadas a um ou mais pessoas provavelmente na Rússia", informou o Facebook. A rede social está atuando em conjunto com uma investigação nos EUA que investiga a relação entre lideranças russas e o comitê de campanha do atual presidente, Donald Trump.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.