Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado dos EUA questionará Facebook sobre a criptomoeda libra

Políticos e agências financeiras no país e no exterior temem que a adoção generalizada da moeda digital pelos 2,38 bilhões de usuários da rede social

Tecnologia e Ciência|

Facebook será questionado por EUA em relação a criptomoeda libra
Facebook será questionado por EUA em relação a criptomoeda libra Facebook será questionado por EUA em relação a criptomoeda libra

Parlamentares norte-americanos vão questionar o Facebook nesta terça-feira (16) sobre os planos da empresa de lançar uma criptomoeda, enquanto o projeto continua a ser intensamente examinado pelos reguladores financeiros e políticos de países ao redor do globo.

Leia também: Último eclipse do ano poderá ser visto nesta terça-feira em todo país

O Facebook está em uma ação defensiva para ter Washington do seu lado, depois que chocou reguladores e parlamentares com um anúncio em 18 de junho de que planejava lançar uma nova moeda digital chamada libra em 2020.

Desde então, enfrentou uma enxurrada de críticas de políticos e agências financeiras no país e no exterior, que temem que a adoção generalizada da moeda digital pelos 2,38 bilhões de usuários da gigante de mídia social possa bagunçar o sistema financeiro.

Publicidade

Críticos expressaram indignação de que a empresa tenha chegado tão longe em seus planos para um projeto potencialmente inovador sem uma ampla contribuição dos formuladores de políticas, especialmente quando ela já está em evidência sobre questões de privacidade.

Leia também

O Comitê Bancário do Senado questionará David Marcus, o principal executivo da empresa que supervisiona o projeto, sobre questões que vão desde como a libra pode afetar a política monetária global até como os dados dos clientes serão tratados.

Publicidade

Marcus, que foi presidente do PayPal de 2012 a 2014, tentará acalmar as preocupações prometendo que o Facebook não começará a oferecer a libra até que as questões regulatórias sejam abordadas, de acordo com o testemunho preparado pelo comitê publicado na segunda-feira (15).

Marcus deve receber uma recepção fria dos parlamentares democratas que já acreditam que a empresa é muito grande e descuidada com os dados do consumidor.

Publicidade

Ele também deve enfrentar ceticismo dos republicanos depois que o presidente Donald Trump e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, também expressaram preocupações.

"Eles vão ter que nos convencer de que possuem padrões muito altos antes de terem acesso ao sistema financeiro dos EUA", disse Mnuchin na segunda-feira (15).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.