Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Site que vende dados pessoais revolta internautas

A partir de R$ 9,90 é possível ter o número do CPF de alguém digitando apenas o nome

Tecnologia e Ciência|Do R7

Suposta administradora da página estaria sediada em Seychelles
Suposta administradora da página estaria sediada em Seychelles Suposta administradora da página estaria sediada em Seychelles

Pode ser que você nunca tenha feito qualquer cadastro online, mas um site disponibiliza seu endereço e número de CPF a qualquer um que tenha interesse em comprar esses dados. Para isso, basta digitar o nome completo da pessoa.

O site se chama Tudo Sobre Todos e está causando polêmica. No Facebook, a página dessa “empresa” recebe a cada hora centenas de comentários de internautas indignados. Alguns deles já afirmaram ter procurado o Ministério Público Federal para prestar queixa.

A partir de R$ 9,90, é possível acessar dados de outras pessoas. Os pagamentos são feitos por meio de BitCoins, uma espécie de moeda virtual. Esses créditos podem ser adquiridos em outros sites.

Como justificativa, o Tudo Sobre Todos alega que os registros são públicos e partem de cartórios, decisões judiciais publicadas, diários oficiais, redes sociais, entre outros. “O uso das informações apresentadas para prática de atos ilícitos, discriminatórios ou ilegais é de inteira e exclusiva responsabilidade do contratante. A divulgação das informações obtidas através do serviço é vedada, assim como a comercialização das mesmas”, diz um trecho dos termos de uso do serviço. Porém, o site se isenta de qualquer responsabilidade sobre os dados divulgados e também não garante a exatidão ou veracidade deles.

Publicidade

R7 Play: assista à Rede Record em qualquer lugar a hora que quiser

O que mais preocupa os internautas é a divulgação do número de CPF, já que isso pode facilmente ser usado por estelionatários. E não é à toa. O Cert (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) diz que houve aumento de 500% das fraudes virtuais entre 2013 e 2014. 

Publicidade

A página no Facebook foi criada no começo deste mês e tem pouco mais de 1.200 curtidas. O Tudo Sobre Todos informa ser administrado pela Top Documents LLC., com sede em Seychelles, uma pequena ilha no meio do Oceano Índico, conhecida por ser paraíso fiscal.

Em Seychelles, a legislação beneficia pessoas que queiram esconder a composição societária de empresas e informações bancárias. Além disso, o site com final “.se” indicaria que está hospedado na Suécia.

Publicidade

Leia mais notícias de Tecnologia e Ciência

Outro caso

Há alguns meses, outro site provocou polêmica. O Nomes Brasil disponibilizava o número do CPF, apenas com o nome da pessoa, sem qualquer cobrança. A página passou a ser investigada pelo Ministério da Justiça, que exigiu ao servidor que a tirasse do ar.

As autoridades continuam investigando o caso para identificar de onde vazaram os dados e quem foi o responsável pela divulgação. Esse tipo de página viola o Marco Civil da Internet e outras leis que garantem o sigilo de informações pessoais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.