Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tecnologia em perna mecânica devolve sensibilidade a amputados

Cientistas criaram um sensores que envia ao cérebro sinais elétricos de pressão, vibração e formigamento pelos nervos da coxa

Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*

Com sensores utilizados em cirurgia os usuários de próteses podem ter sensações
Com sensores utilizados em cirurgia os usuários de próteses podem ter sensações Com sensores utilizados em cirurgia os usuários de próteses podem ter sensações

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Zurique, na Suíça, desenvolveram uma perna mecânica que permite aos amputados terem sensações. Assim, o usuário da prótese pode sentir quando tocar ao chão ou quando dobrar o joelho.

Os detalhes do estudo foram publicados na última semana na revista Science Translational Medicine.

Para que os usuários sintam essas sensações, a perna biônica envia sinais elétricos para quatro eletrodos implantados cirurgicamente no nervo tibial da coxa.

A equipe de cientistas desenvolveu algoritmos para traduzir as informações dos sensores táteis e de movimentos em impulsos nervoso, que foram dados aos nervos residuais. O corpo faz o restante e os sinais são transmitidos ao cérebro, que é capaz de detectar a prótese. Assim, corpo e máquina ficam conectados.

Publicidade

Durante o experimento, as três pessoas que usaram a perna mecânica com a nova tecnologia foram capazes de subir os degraus de uma escada com mais velocidade e ainda conseguiram evitar tropeços.

A pesquisa permitiu que as três pessoas que participaram do teste andassem sobre uma superfície irregular e pisassem em rochas de até 7 centímetros de altura. Para dificultar ainda mais, os testes foram feitos enquanto eles usavam óculos que impediam olhar para baixo durante o percurso.

Publicidade

Os registros também mostraram que as três pessoas foram capazes de sentir sensações incluindo pressão, vibração e formigamento em 27 áreas diferentes da perna e do pé.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.