Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Telescópio espacial Webb chega a seu destino, diz Nasa

Equipamento ficará em órbita a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, de onde vai observar as primeiras galáxias

Tecnologia e Ciência|Do R7

Funcionária da Nasa monitora abertura do painel solar do telescópio
Funcionária da Nasa monitora abertura do painel solar do telescópio Funcionária da Nasa monitora abertura do painel solar do telescópio

O telescópio espacial James Webb alcançou sua órbita final, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, de onde poderá observar as primeiras galáxias do Universo, confirmou a Nasa nesta segunda-feira (24).

Por volta das 19h00 GMT (16h de Brasília), o equipamento ativou seus propulsores para alcançar o ponto de Lagrange 2, ideal para observar o cosmos. "Bem-vindo a casa, Webb!", exclamou o chefe da agência espacial americana, Bill Nelson, em um comunicado.

"Demos mais um passo na descoberta dos mistérios do Universo. E estou ansioso para ver as primeiras novas imagens do Universo feitas pelo telescópio Webb neste verão!", acrescentou.

Nessa região do espaço, ele permanecerá alinhado com a Terra enquanto se move ao redor do Sol, permitindo que o protetor solar que Webb usa para proteger equipamentos sensíveis ao calor e à luz.

Publicidade

Esta é a terceira vez que o telescópio dispara seus propulsores desde que foi lançado a bordo de um foguete Ariane 5, em 25 de dezembro.

Leia também

O impulso do foguete foi deliberadamente reduzido para evitar que o instrumento ultrapassasse seu alvo e para garantir que o alcançasse em etapas.

O telescópio James Webb, cujo custo para a Nasa é de cerca de US$ 10 bilhões, é um dos equipamentos científicos mais caros já construídos, comparável ao seu predecessor Hubble ou ao acelerador de partículas Cern.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.