Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Todos estão sendo seguidos", diz criador do navegador Opera

Jon Von Tetzchner comparou nossa época ao livro distópico "1984"

Tecnologia e Ciência|

Todos estão sendo seguidos, afirma criador do navegador de internet
Todos estão sendo seguidos, afirma criador do navegador de internet Todos estão sendo seguidos, afirma criador do navegador de internet

As pessoas devem se preocupar com a coleta de dados por empresas de tecnologia, porque isso dá a elas uma visão sem paralelo da vida dos usuários, disse o criador do navegador de Internet Opera, nesta quinta-feira (8).

Jon von Tetzchner disse que a situação já é comparável à distopia “1984”, de George Orwell, já que “todos estão sendo seguidos e a informação de todos está sendo coletada”.

A falta de conhecimento sobre a quantidade de dados colhidos é “uma tempestade perfeita para uma idéia muito ruim”, disse ele à Reuters na conferência Web Summit, em Lisboa.

Von Tetzchner criou a Opera [OPERA.OL] em 1996 e agora está promovendo seu novo navegador, Vivaldi, que ele diz que soluciona melhor as preocupações em relação à privacidade.

Publicidade
Todos estão sendo seguidos e a informação de todos está sendo coletada

(Jon von Tetzchner, criador do Opera)

A Opera ganhou 350 milhões de usuários e proeminência no mercado de dispositivos móveis, mas ele deixou a empresa em 2011 porque não concordava com a venda do navegador para um consórcio chinês.

Leia também

Desde então, ele lançou o Vivaldi, que inclui funções que, segundo ele, os navegadores maiores não possuem. O Vivaldi.net não rastreia buscas e é baseado em uma comunidade online de usuários que recomendam recursos, disse ele.

O navegador tem atualmente 1 milhão de usuários mas Von Tetzchner afirmou que o programa tem passado por taxa de expansão exponencial e que a empresa vai lançar uma versão para dispositivos móveis em breve.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.