Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Universitários transformam projetos acadêmicos em aplicativos para facilitar o cotidiano

Mercado de desenvolvimento de apps está cada dia mais popular

Tecnologia e Ciência|Do R7*

Ambos os aplicativos podem ser baixados gratuitamente
Ambos os aplicativos podem ser baixados gratuitamente Ambos os aplicativos podem ser baixados gratuitamente

No evento WWDC 2015, realizado no mês passado, a Apple revelou que até agora a App Store, loja de aplicativos da empresa, já teve mais de 100 bilhões de downloads. Os aplicativos são de todos os tipos, indo desde games, até assistentes de finanças e editores de fotos. 

Com isso, o mercado de desenvolvimento de aplicativos cresce cada vez mais e abre espaço até mesmo para aqueles que não tinham interesse em penetrá-lo. E foi assim, por acaso, que um grupo de alunos do Centro Universitário FEI, em São Paulo, produziu um aplicativo voltado a popularização das ciclovias.

Com pouco mais de um mês de lançado, o app Bora de Bike foi criado como parte de um projeto acadêmico no qual os alunos deveriam criar um aplicativo. A ideia de fazer algo voltado à mobilidade urbana foi do próprio grupo, segundo a estudante de adminstração Júlia Mello, 22.

— Percebemos que muitas ciclofaixas estavam sendo construídas mas que niguém estava as usando. Nosso objetivo era trazer gente para utilizar as faixas.

Publicidade

O grupo não esperava tanto sucesso. Até agora foram mais de mil downloads, e os usuários parecem gostar do conteúdo oferecido no aplicativo. 

No app, os ciclistas têm informações de rotas, clima, estacionamento, endereços de lojas de bike e onde arrumar a bicicleta, além de um espaço para os usuários conversarem entre si. Com foco em São Paulo capital, o "Bora de Bike" recebe até mesmo visitas de usuários de Curitiba e Rio de Janeiro.

Publicidade

— Até então, só temos rotas para São Paulo, mas tem gente que está pedindo para expardirmos para o app outros países e Estados.

Guia de programação

Publicidade

Outra ferramenta originada de um trabalho acadêmico foi o app Guia de Programação Educativa Infantil. A ideia do aplicativo é servir de guia para pais e mães escolherem programas com foco educativo para os filhos. Uma das desenvolvedoras é a aluna de jornalismo Heloísa Magalhães, 20, que diz que a ideia surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso dela.

— Meu TCC é voltado a diminuição das produções infantis na televisão aberta brasileira. Isso é uma realidade que está aí e é bem triste. Pensamos em criar esse aplicativo para auxiliar pais e mães na busca de um programa de qualidade para seus filhos.

O "Guia de Programação Educativa Infantil" é dividido em ordem alfabética, e traz informações como nome do programa, canal em que é transmitido, horários, uma sinopse e textos curtos explicando porquê a produção é construtiva para a criança.

Ambos os aplicativos devem continuar a ser atualizados. Para Heloísa, o app é motivo de orgulho.

— O nosso guia começou com um projeto para a faculdade, mas vamos continuar a atualizá-lo mesmo depois que o curso acabar. O app é uma maneira de praticar o jornalismo e trabalhar com um tema que não é tratado na grande mídia.

*Colaborou Raphael Andrade, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.