Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vírus atacou pelo menos 500 mil roteadores em 54 países

Equipamentos infectados pelo programa permitem o roubo de dados e senhas pessoais de computadores e celulares conectados ao Wi-Fi

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Milhares de roteadores foram infectados com um vírus que rouba informações pessoais
Milhares de roteadores foram infectados com um vírus que rouba informações pessoais Milhares de roteadores foram infectados com um vírus que rouba informações pessoais

O vírus chamado de VPNFilter já infectou pelo menos 500 mil roteadores em 54 países, segundo as informações publicadas, nesta quarta-feira (23), pela Talos Inteligence.

Os usuários dos roteadores das marcas Linksys, MikroTik, NETGEAR e TP-Link seriam os principais alvos dos hackers. A consequência de ter o roteador infectado é deixar vulnerável as senhas e os dados pessoais contidos nos aparelhos conectados à rede Wi-Fi.

Leia também

Pelos dados levantados até agora, a Ucrânia é o país com o maior registro de ataques do VPNFilter. Esse vírus seria uma versão do BlackEnergy, responsável por um ataque em massa, também na Ucrânia, em 2016.

Não foram divulgados quais outros países estão na lista dos locais afetados, mas algumas das marcas citadas são bem conhecidas pelos brasileiros. Uma forma de tentar evitar se proteger do ataque é reiniciar as configurações do roteador.

Publicidade

A Talos Inteligence está realizando estudos sobre o VPNFilter há sete meses e ainda não concluiu a pesquisa. Os resultados preliminares teriam sido divulgado agora para alerta sobre um vírus que é difícil de ser identificado e combatido. 

Veja também: Muitos segredos no WhatsApp? Aprenda a esconder conversas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.