Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Região da Água Rasa ganha faixa exclusiva para ônibus

As faixas para coletivos serão implantadas na Regente Feijó e na Marechal Barbacena

Trânsito|Do R7

A nova faixa exclusiva para ônibus será inaugurada na segunda-feira
A nova faixa exclusiva para ônibus será inaugurada na segunda-feira A nova faixa exclusiva para ônibus será inaugurada na segunda-feira

A região da Água Rasa, na zona leste da capital, ganhará 1,1 km de faixa exclusiva pata ônibus a partir desta segunda-feira (29). Confira os trechos contemplados:

- Na avenida Regente Feijó, entre a avenida Vereador Abel Ferreira e a avenida Água Rasa, onde os coletivos terão prioridade no sentido centro, de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h;

- Na rua Marechal Barbacena, entre a avenida Álvaro Ramos e a rua Guapeva, onde os ônibus trafegarão com exclusividade pela nova faixa no sentido Bairro, de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h;

Leia mais notícias de Trânsito

Publicidade

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo. Com isso, busca-se a redução dos tempos de viagens, conforto e segurança para os usuários.

A CET ainda ressalta que avenida Regente Feijó já possuía faixa exclusiva de ônibus nos dois sentidos em outro trecho implantado em setembro de 2013.

Publicidade

População beneficiada

Pela avenida Regente Feijó, no trecho desta implantação, em direção ao centro passam nove linhas de ônibus, transportando 67 mil passageiros em média por dia útil, em uma frequência média de 65 ônibus/hora.

Publicidade

Já pela rua Marechal Barbacena, em direção ao bairro, passam seis linhas de ônibus, que transportam 61 mil passageiros em média por dia útil, numa frequência de 50 ônibus hora.

Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva, informou a CET.

Fiscalização

A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia 13 de outubro, a fiscalização será intensificada na via.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.