Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja 7 cuidados para manter o carro impecável

Consultor dá dicas para proteger o veículo no dia a dia

|Matéria Patrocinada

Uma boa lavagem não deve usar produtos como querosene ou outros materiais alcalinos
Uma boa lavagem não deve usar produtos como querosene ou outros materiais alcalinos Uma boa lavagem não deve usar produtos como querosene ou outros materiais alcalinos

Bom senso deve largar na frente quando o assunto é carro. Afinal, não dá para exagerar nos cuidados a ponto de deixar outras tarefas de lado e nem deixar o veículo sem lavagem por meses a fio. Mas se tem algo que ninguém discorda é um bom trato no veículo na volta da praia. Porém, os cuidados devem começar bem antes da viagem, garante o consultor automotivo, Olívio Netto, da ON Consultoria Automotiva: “É interessante lavar bem o veículo e aplicar cera para formar uma camada protetora contra a oxidação das peças metálicas e demais componentes do carro por causa da maresia. Existem oficinas especializadas que também fazem uma lavagem anti-óxido por baixo do veículo (a área mais afetada pela maresia)”.

Nesse caso, o especialista recomenda verificar se essa lavagem não usará materiais alcalinos, óleos ou outros derivados do petróleo para evitar problemas mais sérios.

Proteja bancos e vidros

Sabe aquele velho hábito de sentar molhado no banco do automóvel após um banho de mar? Ou quando as crianças derrubam bebidas e alimentos? Não há motivo para se preocupar, pois há como proteger: “Uma capa protetora para bancos é barata, útil, protege os estofamentos e facilita a limpeza dos bancos. Também recomendo a compra de um protetor que fica no para-brisa, para usar quando estacionar o veículo sob o sol. É algo simples e que evita altas temperaturas no interior do carro, protege os componentes internos do sol e gera mais conforto para o motorista ao pegar o volante. Veículos com película nos vidros protegem melhor os ocupantes e a parte interna da cabine, além de gerar mais conforto térmico”, diz.

Publicidade

Revisão é a palavra de ordem

Não é raro encontrar pessoas que só levam o carro ao mecânico quando surge algum problema ou barulho estranho. É fundamental estar com a revisão em dia e a recomendação não vale apenas antes de pegar estrada. Os pneus merecem atenção especial no dia a dia e devem ser calibrados de acordo com a recomendação do fabricante. “Atenção para as calibragens com o veículo vazio e com o veículo cheio pois, geralmente, os fabricantes determinam capacidades diferentes para cada situação. É necessário calibrar uma vez por semana e preferencialmente com os pneus frios, ou seja, depois de rodarem cerca de um quilômetro. Quanto mais o pneu roda, mais o ar interno se aquece e, por causa da dilatação, pode haver diferença entre a pressão interna real do pneu e a momentânea, o que pode interferir na calibragem”, sugere Olívio Netto.

Publicidade

Lavagem certeira

Nada de aproveitar o sol quente para lavar o carro, já que na hora de enxaguar o cuidado terá que ser redobrado para evitar manchas na lataria. Segundo Olívio Netto, atualmente existem flanelas específicas para a lavagem, como a de microfibra. “A minha dica é começar a lavar o veículo a partir do teto. Geralmente as pessoas começam pela parte de baixo, com grande acumulo de sujeira, a flanela fica cheia de poeira e a lataria do carro pode sofrer pequenos riscos.

Publicidade

Uma boa lavagem não deve usar produtos como querosene ou outros materiais alcalinos. “Esses produtos não são recomendados, pois prejudicam a pintura e, principalmente, itens de acabamento de borracha, como alguns frisos, por exemplo. O ideal é água, xampu automotivo ou sabão neutro”, explica Olívio Netto.

Atenção aos amassados

Aquela batidinha sem importância não deve ser esquecida, ainda que imperceptível pode trazer danos para a lataria do veículo. “Um pequeno amassado pode gerar uma trinca na pintura e começar a ocasionar ferrugem. É fundamental ficar atento e procurar oficinas especializadas”, alerta o consultor automotivo.

Carro repintado, cuidado redobrado

Carro repintado merece cuidado especial, já que empresas de funilaria e pintura costumam usar o poliuretano em vez do poliéster utilizado pelas montadoras. “O poliéster, de fábrica, gera uma espécie de verniz protetor e um carro repintado não tem a mesma proteção. Ou seja, fica mais sensível a manchas, por exemplo”.

Polimento deve ser feito com moderação
Polimento deve ser feito com moderação Polimento deve ser feito com moderação

Polimento com moderação

Pouca gente sabe, mas a cada polimento uma camada de verniz do carro é removida. “O polimento é mais indicado quando há algum defeito na pintura, como manchas e pequenos arranhões. Tanto o polimento, quanto a cristalização ou o espelhamento, devem ser utilizados com moderação”, esclarece o consultor.

A troca de óleo merece atenção especial
A troca de óleo merece atenção especial A troca de óleo merece atenção especial

Troca de óleo

O óleo deve ser trocado de acordo com a quilometragem ou pelo tempo (o que ocorrer primeiro). Vale reforçar que o óleo também pode envelhecer sem o uso do veículo. “Recomenda-se trocar o filtro de óleo no momento de cada troca de óleo. A especificação do óleo (espessura e propriedades) deve ser respeitada de acordo com o estipulado pelo fabricante porque cada motor tem particularidades”, finaliza.

Agora que você já sabe quais cuidados deve ter com um carro, clique aqui, acesse o Autoline e encontre seu próximo carro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.