Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja 7 itens do veículo que podem ser revisados pelo motorista

Mesmo quem não é expert em carros pode fazer a verificação com sucesso

|Matéria Patrocinada

Manutenção é indispensável para garantir segurança
Manutenção é indispensável para garantir segurança Manutenção é indispensável para garantir segurança

A manutenção do carro é indispensável para garantir segurança e não ficar literalmente a pé. Mas, antes de ir ao mecânico e fazer aquela checagem completa, todo motorista pode revisar alguns itens e evitar imprevistos.

Segundo o consultor automotivo da Dailycar, Alexandre Reolon, é aconselhável que o motorista tenha algumas noções básicas de manutenção para poder verificar pessoalmente alguns importantes componentes do seu carro. E ele garante que ninguém precisa ser expert em carros: “São coisas simples que qualquer pessoa pode aprender”.

A periodicidade desta checagem vai depender do quanto o motorista usa o carro. “Quem usa no dia a dia, deve verificar uma vez por semana. Já quem faz uso esporádico, pode verificar a cada 15 ou 20 dias. Sempre que for viajar, faça uma verificação completa no veículo, de preferência uma semana antes da viagem, dessa forma é possível testar o carro antes de pegar estrada, e evitar surpresas desagradáveis estando longe de casa”, recomenda o consultor automotivo.

Verifique o nível do óleo

Publicidade

“O óleo é responsável por toda a lubrificação do motor, os problemas mais comuns são falta de óleo ou vencimento do prazo de troca, em ambos os casos a lubrificação é prejudicada e pode gerar grandes prejuízos. Verificar esse item é fácil, basta puxar a vareta do óleo do motor e conferir o nível, a vareta tem uma marca de nível máximo e mínimo, o ideal é o nível estar sempre próximo ao máximo, nunca pode ultrapassar essa marca e nem ficar abaixo do mínimo”, explica Alexandre Reolon, que recomenda a verificação com o motor frio e com o veículo em piso plano, para poder ter uma leitura correta.

Se o óleo estiver abaixo do máximo, o consultor recomenda que seja completado, seguindo a especificação do óleo recomendado pelo fabricante. “Quanto ao prazo do óleo, atualmente a grande maioria dos carros utilizam óleo semissintético, que deve ser trocado a cada 10.000 km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro). Por isso, devemos ficar de olho na etiqueta de troca para acompanhar os prazos, que devem ser verificados no manual do carro”.

Publicidade

Observe se o sistema de arrefecimento está limpo

O nome é complicado, mas sua função é bastante clara e essencial: ele é responsável pelo resfriamento do motor e faz com que ele trabalhe sempre na sua temperatura ideal. “Verifica-lo é muito simples, basta observar o reservatório de água do radiador, ele deve estar no nível máximo indicado e transparente, a coloração varia entre cada tipo de fluido, o importante é ele estar limpo. Caso esteja marrom ou com sujeira acumulada no reservatório, é preciso levar em uma oficina especializada para fazer uma limpeza no sistema. Se a aparência do fluido está limpa, porém o nível abaixo do “máximo” é preciso completar com o fluido indicado pelo fabricante, sempre com o carro frio e nunca com água da torneira”, explica Alexandre Reolon

Publicidade

Calibre os pneus

“Os pneus devem ser calibrados de acordo com o especificado no manual do proprietário, sendo que a pressão dos pneus é diferente para quando se está com o carro vazio e carregado. Essas pressões devem ser respeitadas a fim de conseguir um melhor desempenho dos pneus. Não podemos esquecer do estepe, sempre que calibrar os pneus calibre ele também. É importante o motorista fazer uma avaliação visual para acompanhar o desgaste do pneu, que deve apresentar desgaste uniforme. Quanto ao alinhamento e balanceamento, basta analisar quando estiver em uma estrada reta e com asfalto liso, se a direção vibrar pode estar com as rodas desbalanceadas, já se o carro estiver puxando para algum dos lados está desalinhado”, informa o consultor automotivo.

Veja os fluidos de direção hidráulica e freio

De acordo com o especialista também são considerados itens fáceis para o motorista leigo. “Os reservatórios normalmente têm uma marca externa ou uma vareta, basta conferir e se estiver abaixo do nível máximo, você mesmo pode completar com um fluido de acordo com a especificação do manual do proprietário”, esclarece Alexandre Reolon, que observa que os fluidos não devem ser completados com frequência e caso o nível esteja baixando é bom procurar uma oficina de confiança e verificar possível um vazamento.

Luzes e palhetas

Segundo o consultor automotivo, é sempre válido fazer uma inspeção visual em itens como luzes e palhetas. “Caso precise ser trocado, procure sempre substituir por produtos de qualidade, nunca economize em itens de segurança”, recomenda.

Agora que você já sabe quais itens podem ser revisados no dia a dia, clique aqui, acesse o Autoline e faça a busca do seu próximo carro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.