Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja como comprar um carro com segurança pela internet

Dicas valiosas para encontrar o veículo perfeito em poucos cliques

|

Consultor explica como fazer uma boa compra de carro pela internet
Consultor explica como fazer uma boa compra de carro pela internet Consultor explica como fazer uma boa compra de carro pela internet

Comprar pela internet já não é mais novidade e até o consumidor mais desconfiado se rendeu aos encantos da compra online, que vão da comodidade ao preço competitivo. Mas será que as vantagens também se aplicam quando o produto em questão é um carro? O consultor automotivo e fundador do portal Autovídeos, Leandro Mattera, garante que é possível fazer bons negócios pela web. “Vale muito a pena a pesquisa de carros usados e seminovos pela internet. Isso ajuda a economizar tempo e a ter uma base comparativa interessante”.

Segundo Leandro Mattera, a principal vantagem é a possibilidade de estabelecer vários filtros na pesquisa e puxar tanto pela cidade, quanto pela região, modelo, final da placa (para cidades que têm rodízio), quilometragem e histórico. Mas, diferente de muitos produtos, é fundamental ter contato prévio com o carro e observar seu estado de conservação. “A maioria das compras de usados que geram problemas resultam da procura por preços muito baixos, supostas barganhas, que no final das contas levam ao velho ditado de que ‘o barato sai caro’. Nunca é demais lembrar que carros são máquinas extremamente complexas, feitas com milhares de componentes e que rodam nas precárias condições das vias brasileiras. Para que a compra de um carro usado faça sentido, ela deve ser baseada na qualidade da conservação do carro”, orienta.

Mas bem antes de conferir pessoalmente o estado do veículo, você deve apurar as condições a partir de anúncios mais detalhados, que revelam maior cuidado do proprietário. “Dê preferência para um carro de único dono, porque é alguém que conhece todo o histórico, bem como veículos que tenham todas as revisões comprovadas no manual. Em alguns casos, é importante ligar para as concessionárias para verificar se efetivamente aconteceram manutenções. Se não for feita em um centro autorizado, vale pedir comprovações em nota fiscal que comprovem que a manutenção está em dia”, sugere o consultor.

Antes de fechar negócio, faça um test drive para verificar as reais condições do veículo
Antes de fechar negócio, faça um test drive para verificar as reais condições do veículo Antes de fechar negócio, faça um test drive para verificar as reais condições do veículo

Marque com o proprietário

Publicidade

Depois da busca detalhada e a certeza de que encontrou o carro perfeito, chegou a hora de marcar um encontro com o proprietário para fazer um test drive e verificar se as características divulgadas no anúncio condizem com a realidade. Para que essa negociação seja segura, procure marcar em locais públicos. “Jamais escolha um dia chuva, pois você conseguirá observar a pintura e verificar se há repintura. Também procure verificar se os vãos entre as peças, principalmente portas, para-lama, para-choque e faróis estão simétricos em relação aos dois lados do carro”, recomenda.

Outra orientação importante é observar se os pneus batem com a quilometragem informada, bem como o volante e a manopla do câmbio. “Verifique também se no assoalho há indícios de que o carro passou por alagamento ou algo do gênero”, diz o consultor automotivo.

Publicidade

Levar o mecânico de confiança ou aquele amigo que entende muito de carro é sempre uma boa pedida. “Faça o test drive para observar o funcionamento do motor, procure acelerar e dar uma volta em ruas com piso irregular para constatar se não há barulhos. Também recomendo contratar uma empresa de vistoria, que poderá fazer uma análise na numeração de chassi, de motor e baixar histórico do carro para checar se não há débitos, sinistros e restrições. Se não for possível, procure ter esse cuidado e verificar o histórico do carro”, finaliza Leandro Mattera.

Agora que você já sabe como comprar um carro com segurança pela internet, clique aqui, acesse o Autoline e encontre seu próximo carro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.