Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Ela é fácil de cortar", diz instalador de rede de segurança

Morte de menino após cair da janela reacende discussão sobre segurança

Bahia|Do R7 com Record Bahia

Ibametro orienta os consumidores a observarem a aquisição, instalação e manutenção deste produto
Ibametro orienta os consumidores a observarem a aquisição, instalação e manutenção deste produto Ibametro orienta os consumidores a observarem a aquisição, instalação e manutenção deste produto

A morte de Guilherme Yokoshiro, que faleceu após cair do sexto andar de um prédio no bairro de Brotas, em salvador, reacendeu a discussão sobre a segurança das telas de proteção em apartamentos. 

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

O instalador de rede de segurança, Evanildo Silva, afirmou que o equipamento é 100% seguro e a proteção mais barata, já que a maioria dos condomínios não permite colocar grades, pois danifica a estética da fachada.

Publicidade

O homem afirmou que, apesar de segura, a rede de proteção é fácil de cortar.

— Não diria que seria 100% fácil uma criança de cinco, seis anos cortar, mas um adulto corta facilmente. Até porque a gente vai instalar no local, ela tem que ser cortada no local. A gente usa uma tesoura de inox, que a lâmina é semelhante as de tesourinha de criança de cortar papel. A anatomia da tesoura que é diferente, mas a lâmina é semelhante, então, ela vai cortar normalmente.

Publicidade

“Muito difícil uma tesoura escolar cortar uma rede de proteção”, afirma diretor do Ibametro

Após a tragédia que atingiu a família Yokoshiro, o Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade) orientou os consumidores sobre a aquisição, instalação e manutenção deste produto. Com base na Norma NBR 16046, de abril de 2012, o diretor-geral, Randerson Leal, adverte que as redes de proteção deverão ter validade ou garantia máxima de três anos

Outra informação importante é que as redes deverão ter no “máximo” cinco centímetros entre nós (malha tamanho 5 x 5 cm). O consumidor deve observar se nas embalagens consta o número da norma ABNT/NBR 16046 que atesta que o produto passou por testes de resistente à propagação de fogo, tratamentos anti raios UV e contra apodrecimento, dentre outros critérios de segurança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.