As pessoas infectadas não possuem registro de viagem internacional para países onde há transmissão
Foto: Divulgação / Agência Brasília
O número de casos da Febre Chikungunya já chega a 14 no município de Feira de Santana, localizado a 108 km de Salvador. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (23), pelo Ministério da Saúde, que confirmou 16 casos no País, sendo dois no Oiapoque, Amapá. As pessoas infectadas não possuem registro de viagem internacional para países onde há transmissão.
Outros casos suspeitos estão sendo investigados. O Ministério da Saúde também registrou, neste ano, 37 casos importados, em pessoas que viajaram para países com transmissão da doença.
Leia mais notícias no R7 BA
Cinco casos do vírus Chikungunya são confirmados na Bahia
De acordo com o Ministério da Saúde, equipes já se encontram nos dois Estados e estão trabalhando em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde. Além de intensificar ações de prevenção e vigilância da doença, as equipes dão orientação para a busca ativa de casos suspeitos e a implementação de ações para reduzir, com maior rapidez, a população dos mosquitos transmissores. Também faz parte deste trabalho a orientação de profissionais de saúde quanto ao manejo clínico da doença e a eliminação de criadouros nas residências.
Na última sexta-feira (19), a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) tinha confirmado cinco casos do vírus Chikungunya em Feira de Santana. Os casos foram confirmados após dezesseis amostras de pacientes de Feira de Santana e quatro de Salvador serem analisadas pelo IEC (Instituto Evandro Chagas), no Pará.
Assim como a dengue, a Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictos. Os sintomas da doença são parecidos com a da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações. A medida básica de prevenção da Febre Chikungunya é o combate aos mosquitos transmissores. As mesmas ações que previnem a dengue são capazes de prevenir também a Febre Chikungunya.