Bahia Salvador comemora aniversário em grande estilo com atrações culturais 

Salvador comemora aniversário em grande estilo com atrações culturais 

Programação cultural terá duração de sete dias e será espalhadas em vários pontos da Cidade 

Salvador comemora aniversário em grande estilo com atrações culturais 

ACM Neto destacou a programação cultural que vai elencar as festividades do aniversário de Salvador

ACM Neto destacou a programação cultural que vai elencar as festividades do aniversário de Salvador

Valter Pontes/Agecom

Nesta terça-feira (8), o prefeito ACM Neto revelou a programação especial de aniversário da capital baiana. Os detalhes da quarta edição do Festival da Cidade, que será realizado entre os próximos dias 27 de março e 3 de abril, foram apresentados no Palácio Thomé de Souza. A festa teve o investimento de R$1,5 milhão e vai contar com uma extensa programação multicultural de sete dias, em diversos pontos da cidade. O festival tomará conta dos espaços públicos levando a moradores e visitantes o melhor da música, teatro, dança, poesia, fotografia, gastronomia, feiras, artesanatos, esportes e muito mais.

Cerca de dois mil artistas estão envolvidos com o projeto, que conta ainda com 100 eventos e seis palcos montados nos bairros de Itapuã, Jardim de Alah, Rio Vermelho, Barra, Ribeira e Paripe. O Prefeito ACM Neto destacou a apresentação de Caetano e Gil, pela pela primeira vez em Salvador, com o show da turnê mundial “Caetano e Gil – Dois amigos, um século de música”, no dia 2, no largo do Farol da Barra, às 20h. 

— O show ao ar livre de Caetano e Gil é um verdadeiro presente para a cidade. Eles que vêm percorrendo o mundo inteiro com a turnê que celebra 50 anos de carreira de ambos e que, agora, têm a oportunidade de se apresentar em Salvador. A vontade dos dois era muito grande de fazer esse show na cidade.

Além de toda programação artística, uma surpresa especial vem sendo preparada para o dia exato do aniversário da cidade – 29 de março. Um “Parabéns” será realizado na Praça Municipal, às 17h, e os soteropolitanos estão convidados a participar da homenagem que contará com boas surpresas. A capital baiana também ficará mais colorida durante a semana do festival, com os grafites a serem produzidos nos viadutos Dona Canô, Ministro Mário Andreazza e Silva Pinheiro, entre os dias 28 de março e 3 de abril. Para as obras de arte urbana a Prefeitura irá convidar uma série de artistas de rua que conhecem bem a cidade. 

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play        

O Festival da Cidade 2016 traz paras as ruas e centros culturais a programação dos editais municipais de cultura Arte em Toda Parte – Ano III e Arte Todo Dia – Ano II, com ações especiais para a semana do aniversário de Salvador. Os espetáculos acontecem de 27 de março a 3 de abril nos bairros de Periperi, Boa Viagem, Pelourinho, Amaralina, Federação, Canela, Barra, Barroquinha, Pituba, Lobato, Praça da Sé, Cajazeiras, Mussurunga e Fazenda Coutos, com apresentações que vão contemplar artistas e projetos ligados ao teatro, poesia, circo, fotografia e música. Todas essas ações são coordenadas pela FGM (Fundação Gregório de Mattos), com o intuito de democratizar a cultura local, dando mais visibilidade aos artistas da terra. Os equipamentos culturais municipais como a Casa do Benin, o Espaço Cultural da Barroquinha, a Biblioteca Edgard Santos e o Teatro Gregório de Mattos também irão apresentar durante o Festival da Cidade.     

Os grandes shows preparados para o Festival da Cidade começam na noite do dia 31 de março, no Rio Vermelho, com as apresentações do ator e cantor Aloísio Menezes e da cantora e compositora Juliana Ribeiro, que apresentará o novo trabalho. Também no Rio Vermelho, no dia 1° de abril, as orquestras dos maestros Fred Dantas, Paulo Primo e Zeca Freitas fazem grande espetáculo com o show “Canta Salvador”, das 18h às 20h. Na mesma noite, a partir das 20h30, o roqueiro baiano Márcio Melo se apresenta no mesmo palco.  

A Ribeira também terá um palco montado para receber no mesmo dia uma apresentação de street dance com o grupo CBX Samba Club, às 18h. Logo depois, por volta das 19h30, o grupo Rumpillez se apresenta com um belo show ao som de percussão e sopro. A banda Chiclete com Banana encerra a noite. Em Paripe a festa também acontece no dia 1° de abril. O grupo de pagode, Parangolé, faz grande show às 19h. Logo em seguida, a banda de axé Oito7Nove4 se apresenta às 20h30.  No sábado (2), a festa acontece simultaneamente em diversos pontos da cidade.

Logo às 10h, será realizada a apresentação do grupo Fitdance, cujas coreografias fazem sucesso no Youtube em todo o Brasil com mais de 190 milhões de visualizações. A performance acontece no Largo de Santa Maria, no Porto da Barra, às 10h. “O Projeto Boca a Boca: Um solo para Gregório” também participa da programação no Rio Vermelho, às 19h.  Com direção de João Sanches, a obra procura reconhecer a importância do poeta baiano Gregório de Matos. No palco, o ator Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt promovem um verdadeiro recital em formato “show rock’n rol”. Após a apresentação, o baixista, arranjador e compositor Luciano Calazans toca às 20h30. Itapuã também recebe um aulão do grupo Fitdance, às 18h. Depois, Jorge Zarath agita o público com ritmos latinos, às 19h30. Logo depois, o sambista e compositor Nelson Rufino leva toda sua musicalidade para o bairro, às 21h.  

No domingo (3), último dia a folia, a animação começa com o grupo Alavontê, que arrastará uma multidão de cima de seu Pranchão no Dique do Tororó. Para matar a fome com estilo, a equipe do Food Park promete um cardápio delicioso no local. A programação musical do Festival da Cidade será encerrada com a cantora Alinne Rosa, que grava seu primeiro DVD em carreira solo, às 14h, no deck do Rio Vermelho.  

Além da programação musical e artística, Salvador foi escolhida para sediar o maior evento de vôlei amador do Brasil em pleno Festival da Cidade. Pela primeira vez fora da Holanda, o evento, que aqui recebe o nome de Super Sacada, acontecerá na praia do Jardim de Alah no dia 2 de abril das 7h às 16h, e contará com a participação de quase quatro mil pessoas, entre estudantes de escolas públicas, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. O local ainda contará com Food Trucks e Food Bikes que levarão um cardápio diversificado para o espaço, inclusive com opções para um café da manhã fitness.  

O Movimento Salvador Vai de Bike, em parceria com a FBC (Federação Baiana de Ciclismo), realiza a “2° Virada Ciclística 36h”, na avenida Professor Magalhães Neto. O evento acontecerá das 6h do sábado (2) às 18h do domingo (3). Duplas de ciclistas se revezam e mantém uma atuação contínua na região. O objetivo da ação é conscientizar o motorista para a existência da ciclovia e faixa de treino na avenida, além de consolidar o local enquanto rua de lazer. A avenida funciona como ciclofaixa e via de compartilhamento nos domingos e feriados, e serve como uma opção de lazer na cidade. O Festival da Cidade conta também com o “Pedal Nigth Bike”, um passeio de ciclismo noturno que acontecerá no dia 2, com saída às 19h, partindo da avenida Professor Magalhães Neto. A concentração será realizada às 16h30 e será animada com a “Banda dos Ciclistas”.  

Tanto no sábado (2) quanto no domingo (3), Salvador será palco da Feira da Cidade Especial. O evento que se consolidou como um dos mais dinâmicos da capital será realizado na avenida Centenário e reunirá boa gastronomia, artesanato, cultura e lazer. Já o Fook Park marcará presença em dois locais: no Jardim de Alah, dia 2, no evento “Super Sacada”, e no dia 3, no Dique do Tororó, durante apresentação do Alavontê.  

    Access log