Brasil 'Ataque ao STF é um ataque à Constituição Federal', diz Toffoli

'Ataque ao STF é um ataque à Constituição Federal', diz Toffoli

Suprema Corte tem sido alvo constantes de críticas, principalmente por parte do Executivo, devido as decisões tomadas sobre os Poderes

  • Brasil | Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal

Na imagem, Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, afirmou nesta sexta-feira (8) que atacar decisões e ministros da Corte é “um absurdo”.

“Toda decisão é passível de crítica, mas não se pode atacá-las ou descumpri-las. O ataque ao Supremo Tribunal Federal é um ataque à Constituição Federal e atinge a própria democracia”, disse durante videoconferência da Fecomercio-SP (Federação do Comérci de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Leia mais: Bolsonaro, Guedes e empresários fazem audiência com Toffoli no STF

O STF tem sido alvo constantes de críticas, principalmente por parte do Executivo. Toffili argumentou sobre a necessidade de “união e harmonia”, mas ressaltou a importância da independência dos Poderes. “O diálogo não significará que haverá concessão dos limites da Constituição Federal, que governa os que governam. A Constituição tem que ser nosso guia nesse tempo de dificuldades”, disse.

Toffoli lembrou também que ataques ao STF ocorreram em outros momentos, mas que alcançou dimensões maiores recentemente. O presidente contou, durante a live, que depois da instauração do inquérito que apurava ameaças a ministros nas redes sociais, os ataques diminuíram. “Eram robôs, mas por trás deles têm pessoas com projetos políticos contra o Estado Democrático de Direito. Os ataques estão recomeçando agora”, apontou.

Últimas