Bicho-papão, saci e lobisomem são "candidatos" em simulador do TSE

Iniciativa para auxiliar os eleitores na hora do voto traz cinco partidos com candidatos fictícios

Simulador está disponível no site do TSE

Simulador está disponível no site do TSE

Reprodução/TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desenvolveu um sistema para simular o voto nas eleições deste ano com a criação de cinco partidos fictícios. Os dois mais curiosos são o Partido das Festas Populares e o Partido do Folclore, que trazem "candidatos" ligados à cultura brasileira.

Os internautas que optarem pelo folclore, poderão votar em personagens como Lobisomem, Cuca, Negrinho do Pastoreiro, Iara, Barba-ruiva, Bicho-papão, Saci-pererê, Cabra-cabriola, Boto Cor-de-Rosa, Vitória-régia e Curupira.

Número de candidatos cresce e mais de 28 mil disputam as Eleições 2018

Já na lista de candidatos do partido festas populares, aparecem o Boi-bumbá, o Peão de Boiadeiro, a Copa do Mundo e o Carnaval.

Há ainda no simulador "partidos" com modalidades esportivas, ritmos musicais e profissões no lugar dos candidatos.

A iniciativa do Tribunal visa indicar aos eleitores a ordem de votação para que os cidadãos não cometam erros na hora de votar. "Caso o usuário erre durante o procedimento, o programa apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada", explica o TSE.

Eleições 2018: confira as principais datas da corrida eleitoral deste ano

Neste ano, os eleitores votam primeiro para deputado federal e, na sequência, para os cargos de deputado estadual, senador, governador e presidente. Vale destacar que devem ser escolhidos dois candidatos para senador, já que será renovado 66,6% do Senado em 2019.

Para simular a votação no site do TSE, basta clicar aqui e selecionar o local onde vai votar para realizar a simulação.