Brasil Bolsonaro abre comportas em teste de ramal do São Francisco em PE

Bolsonaro abre comportas em teste de ramal do São Francisco em PE

Acionamento em Sertânia marca início de testes de trecho que fará conexão para abastecimento em Pernambuco

  • Brasil | Do R7

Bolsonaro no início de testes de ramal do Rio São Francisco, em Pernambuco

Bolsonaro no início de testes de ramal do Rio São Francisco, em Pernambuco

Twitter/Reprodução 19.02.2021

O governo federal iniciou nesta sexta-feira (19) os testes do 1º trecho do Ramal do Agreste, parte da interligação do Rio São Francisco que passa pela parte central do estado de Pernambuco. A abertura das comportas em Sertânia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A obra quando concluída, vai abastecer 2 milhões de famílias.

No evento, Bolsonaro apontou para o céu com as duas mãos e repetiu gesto feito em junho, durante inauguração de trecho da transposição no Ceará. 

O acionamento das comportas possibilita o enchimento do sistema adutor até um reservatório. Posteriormente, a água chegará a outra estrutura conhecida como Adutora do Agreste, que permitirá o abastecimento de outras regiões de Pernambuco.

O Ramal do Agreste é iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional e tem investimento federal total de R$ 1,67 bilhão, dos quais R$ 1,3 bilhão já foram empregados.

Segundo o ministro Rogério Marinho, 88% dos recursos foram liberados no governo Bolsonaro. A transposição do São Francisco foi iniciada em 2005, no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e continuou seu andamento nos governos Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (SP) e Jair Bolsonaro (sem partido).

Últimas