Brasil Bolsonaro parabeniza novos presidentes da Câmara e do Senado

Bolsonaro parabeniza novos presidentes da Câmara e do Senado

Presidente fez publicações em suas redes sociais para celebrar eleição. Expectativa, agora, é de destravar pauta econômica

  • Brasil | Da Agência Brasil

Bolsonaro parabeniza eleição de Lira e Pacheco, candidatos mais alinhados com o governo

Bolsonaro parabeniza eleição de Lira e Pacheco, candidatos mais alinhados com o governo

Alan Santos/PR - 21.01.2021

O presidente Jair Bolsonaro parabenizou os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na noite dessa segunda-feira.

Leia mais: Na despedida, Maia baixa o tom e poupa Bolsonaro e adversários

Após o resultado em cada uma das Casas, Bolsonaro publicou em suas redes sociais duas postagens em que aparece ao lado de Lira e de Pacheco trazendo o resultado das votações nas respectivas Casas.

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), eleito na segunda-feira (1º) o novo presidente da Câmara, terá o desafio de destravar a pauta de projetos que afetam diretamente a economia do país, após um ano em que as discussões ficaram concentradas na pandemia de covid-19.

Apoiado pelo governo Bolsonaro, Lira deverá dar andamento a projetos do ministro Paulo Guedes que não avançaram em 2020. O titular da área de Economia do governo chegou a fazer em março de 2020 uma lista de 19 projetos prioritários para o ano, mas apenas 3 foram aprovados. Não andaram textos como o que autoriza a privatização da Eletrobras, além de projetos apresentados no segundo semestre, como o da reforma administrativa.

O governo culpa o ex-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) pela dificuldade em avançar propostas e acredita que elas vão andar com Lira. Além disso, com a piora da economia em razão da crise trazida pela covid-19 e uma perspectiva de queda de 4,5% no PIB, projetos que afetem as finanças do país e as contas públicas poderão naturalmente concentrar os debates no Legislativo.

Últimas