Brasil Bolsonaro tem 28%, Haddad, 19%, Ciro, 11%, e Alckmin, 7%, diz Ibope

Bolsonaro tem 28%, Haddad, 19%, Ciro, 11%, e Alckmin, 7%, diz Ibope

Instituto Ibope ouviu 2.506 eleitores entre os dias 16 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Pesquisa eleitoral

Ibope divulgou seu 3º levantamento de setembro

Ibope divulgou seu 3º levantamento de setembro

Nacho Doce/Paulo Whitaker/Leonardo Benassatto/Adriano Machado/Reuters

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18) para a Presidência da República mostra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) isolado na liderança com 28% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), que saiu de 8% no levantamento anterior e agora aparece com 19%.

Com a alta, o petista se isolou na segunda colocação da corrida presidencial, a menos de 20 dias do primeiro turno, marcado para 7 de outubro. Segundo o Ibope, se as eleições fossem hoje, Bolsonaro e Haddad diputariam o cargo de presidente da República no segundo turno.

Em terceiro lugar aparece o candidato do PDT, Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, que manteve os 11% registrados na pesquisa da semana passada.

Na sequência está o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que passou de 9% para 7%.

Em quinto lugar aparece a ex-senadora Marina Silva (Rede), que caiu de 9% para 6% em uma semana.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro e Alckmin estão tecnicamente empatados em terceiro lugar. O tucano também está empatado com Marina em quarto, dentro da margem de erro.

Veja a seguir os demais resultados:

O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 16 e 18 de setembro em 177 municípios brasileiros. A pesquisa foi contratada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela Rede Globo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09678/2018.

Pesquisa Ibope de 20 de agosto

Pesquisa Ibope de 5 de setembro

Pesquisa Ibope de 11 de setembro

2º turno

A pesquisa também apurou os possíveis cenários para o segundo turno da disputa presidencial. Líder das intenções de voto, Jair Bolsonaro (PSL) empataria dentro da margem de erro com os três adversários mais bem colocados na pesquisa.

Bolsonaro x Haddad
Bolsonaro: 40%
Haddad: 40%
Brancos e nulos: 15%
Não sabem: 5%

Ciro x Bolsonaro
Ciro: 40%
Bolsonaro: 39%
Brancos e nulos: 15%
Não sabem: 6%

Bolsonaro x Alckmin
Alckmin: 38%
Bolsonaro: 38%
Brancos e nulos: 18%
Não sabem: 6%

Bolsonaro x Marina
Bolsonaro: 41%
Marina: 36%
Brancos e nulos: 18%
Não sabem: 5%

Rejeição

Isolado agora na segunda posição, Haddad também vê aumentar a sua rejeição entre o eleitorado. O ex-prefeito de São Paulo e Bolsonaro são os postulantes ao Planalto com a maior rejeição entre o eleitorado. Veja a seguir:

Arte R7
    Access log