Brasil Brasil apreende 70 mil toneladas de manganês extraído ilegalmente

Brasil apreende 70 mil toneladas de manganês extraído ilegalmente

Carga avaliada em R$ 60 milhões será leiloada e as empresas que tentavam levar o minério para a China podem responder criminalmente

Reuters - Economia
Carga foi confiscada em porto no Pará

Carga foi confiscada em porto no Pará

Divulgação/ANM

O Brasil apreendeu 70 mil toneladas de manganês extraído ilegalmente que quatro empresas se preparavam para embarcar para a China e confiscou o minério avaliado em R$ 60 milhões, disse a ANM (Agência Nacional de Mineração).

A ANM informou que a apreensão ocorreu na sexta-feira no Porto de Vila do Conde, próximo à cidade de Belém, no norte do estado do Pará. O manganês empilhado no porto será leiloado e as empresas levadas à Justiça, informou a ANM.

Segundo a ANM, as quatro empresas são Sigma Extração de Metais, Timbro Comércio Exterior, RMB Manganês e Chinvest Comércio Importação e Exportação. Elas não tinham autorização para extrair o manganês no Pará, acrescentou a agência.

O manganês é geralmente encontrado em combinação com minério de ferro e é usado para melhorar o aço inoxidável. O Brasil é um grande produtor e a maior parte de seu minério é vendida para a China.

Últimas