Brasil envia aviões da FAB para trazer brasileiros retidos no Peru

Objetivo da medida é repatriar um grupo que ficou preso no país depois que o governo local decretou o fechamento das fronteiras

Brasil envia aviões da FAB para trazer brasileiros retidos no Peru

Ernesto Araújo testou negativo para coronavírus

Ernesto Araújo testou negativo para coronavírus

Adriano Machado/Reuters - 12/02/2020

O governo brasileiro enviou dois aviões Hércules C-130 a Cusco, no Peru, para trazer de volta ao país um grupo de brasileiros que ficou preso no país depois que o presidente Martín Vizcarra decretou o fechamento das fronteiras para tentar controlar a epidemia do novo coronavírus

De acordo com o Itamaraty, 1,3 mil brasileiros aguardavam para retornar ao Brasil, mas 639 já foram repatriados. Em nota, os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores informaram que os dois aviões devem pousar em Cusco na quarta-feira (25) e tem previsão de chegada de volta ao Brasil na noite de quinta.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, no início da crise havia cerca de 10 mil brasileiros no exterior, retidos pelo cancelamento de voos e fechamentos de fronteiras. 

O Itamaraty montou um grupo de atendimento aos brasileiros no exterior e divulgou números específicos de telefone para atendimento.

Guia básico com informações sobre o novo coronavírus

Arte R7