Eleições 2022

Brasil Caiado lidera disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa

Caiado lidera disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa

Atual governador aparece na frente dos adversários tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada; veja resultados

  • Brasil | Hellen Leite, do R7, em Brasília

Ronaldo Caiado, governador de Goiás

Ronaldo Caiado, governador de Goiás

Redes sociais/Reprodução

Pré-candidato à reeleição ao governo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) lidera a preferência dos eleitores goianos, aponta pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta quinta-feira (26). De acordo com o levantamento, o atual governador tem 33% das intenções de voto no cenário estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Em seguida, aparecem o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 18%, e Gustavo Medanha (Patriota), com 16%.

Vanderlan Cardoso (PSD), Wolmir Amado (PT) e Major Vitor Hugo (PL) aparecem empatados, com 8%. José Eliton (PSDB) tem 1% das intenções de voto. Helga Martins (PCB), Cíntia Dias (PSOL) e Edigar Diniz (Novo) não foram citados. Os indecisos somam 42%, enquanto 14% pretendem anular ou votar em branco.

Leia também: Disputa ao Governo do RJ tem empate entre Castro, Crivella e Freixo

Ronaldo Caiado também aparece na frente na pesquisa espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apontados. Nesse cenário, o atual governador foi citado por 26% dos entrevistados. Perillo foi lembrado por 8%; Medanha, por 6%; e o delegado Wolmir, por 3%.

O levantamento revela que o governo de Ronaldo Caiado é avaliado como ótimo ou bom por 46% dos entrevistados. Para 23%, o governo é regular, e 29% o consideram péssimo. Apesar de ter uma boa avaliação geral, Caiado também aparece com índice expressivo de rejeição. Em 35% das respostas, os estrevistados não consideram, de modo algum, voto no atual governador. Nesse ponto, ele só fica atrás de Perillo, que é rejeitado por 36%.

O instituto ouviu 1.500 moradores de 29 cidades goianas nos dias 23 e 24 de maio. A margem de erro do levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número GO 02079/2022, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% — o que significa que, se levarmos em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado da pesquisa retratar a realidade é de 95%.

Últimas