Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmera Record: por que mais de 13 milhões passam fome no Brasil

Repórteres viajaram pelo país para investigar o mapa da fome, em que dezena de milhões de brasileiros passam por situação de vulnerabilidade

Brasil|Do Câmera Record e do R7

Em uma investigação exclusiva sobre a fome no país, os repórteres Daniel Motta, Wesslley Sales, Tiago Américo, Leopoldo Moraes, Mayolly Sena e a editora Fabiana Lopes ouviram especialistas e instituições renomadas, tiveram acesso as pesquisas mais recentes e revelam o rosto e as histórias de quem sobrevive com menos de 150 reais por mês.

O Câmera Record e o R7 viajaram pelo país para investigar por que mais de 13 milhões de brasileiros passam fome no Brasil, segundo o IBGE. É o que você vai ver no episódio 1 da websérie "O Mapa da Fome no Brasil".

De 2014 pra cá, a crise econômica fez dobrar o número de pessoas em condição de miséria extrema, segundo o IBGE. Quatros anos atrás, 7 milhões de brasileiros não tinham o que comer. Hoje, mais de 13 milhões passam fome no Brasil.

De acordo com a fundação Getulio Vargas, a fome tem endereço certo: negros, nordestinos, pessoas da zona rural ou das periferias das grandes cidades, com baixo nível escolar, e afeta principalmente as mulheres.

Os pesquisadores destacam também o responsável pelo empobrecimento da população brasileira: a recessão econômica, que perdura há quatro anos. Com a crise, vem o desemprego, a diminuição na arrecadação de impostos, corte dos gastos públicos e dos programas sociais. Tudo isso colocou o país, mais uma vez, no mapa da fome da Organização das Nações Unidas, a ONU.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.