Com 14%, aprovação do governo Temer é melhor que gestão Dilma

Por outro lado, pesquisa Ibope indica que 39% dos brasileiros reprovam a administração

Com 14%, aprovação do governo Temer é melhor que gestão Dilma

Temer tem aprovação de um em cada dez brasileiros, indica Ibope

Temer tem aprovação de um em cada dez brasileiros, indica Ibope

Beto Barata/03.10.2016/PR

O governo Temer conta com a aprovação de 14% da população brasileira, acima dos 10% conquistados pela gestão Dilma em março de 2016. Os dados fazem parte de pesquisa Ibope, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta terça-feira (4).

Por outro lado, 39% dos entrevistados consideram a gestão do peemedebista "ruim" ou "péssima". Outros 34% dizem que a administração Temer é "regular" e 12% não soube ou não respondeu.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas de 143 cidades brasileiros entre os dias 20 e 25 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Em junho, 13% dos brasileiros diziam que a gestão era "boa" ou "ótima", 36% julgavam a administração "regular" e 39%, "ruim" ou "péssima". Os outros 12% não sabiam ou não responderam à pergunta.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Em relação à maneira de Temer governar, 28% aprovam a postura do presidente — contra 31% em junho. A reprovação chegou a 55%, ante 53% em junho. Os entrevistados que não souberam ou não responderam somam 17%.

Quanto à confiança no presidente, 26% dizem estar satisfeitos com Temer — contra 27% em junho. Por outro lado, 68% não confiam no peemedebista — eram 66% em junho.

A pesquisa indicou ainda que as notícias que tratam das mudanças nas regras da aposentadoria são as mais lembradas pela população — citadas por 10% — e a taxa de juros e os impostos continuam sendo as áreas com pior avaliação.

Em ambos os casos, o percentual de aprovação é de 15% e o de desaprovação de 77%. As áreas melhores avaliadas são meio ambiente, com 32% de aprovação, e educação, com 31%.