Brasil Começa cirurgia de Bolsonaro para retirada de cálculo na bexiga

Começa cirurgia de Bolsonaro para retirada de cálculo na bexiga

Presidente chegou ao hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (25). Sem cortes, procedimento é considerado simples

  • Brasil | Giuliana Saringer, do R7

Bolsonaro chegou ao hospital às 7h

Bolsonaro chegou ao hospital às 7h

Marcos Corrêa/PR - 22.09.2019

A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro para retirada de um cálculo na bexiga começou por volta das 8h30 desta sexta-feira (25), segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

O presidente chegou ao hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), às 7h e a expectativa é de que possa retornar à Brasília neste sábado (26), já que o procedimento é considerado pouco invasivo. 

Ele é acompanhado pelo cardiologista Dr. Leandro Echenique, pelo urologista Dr. Leonardo Lima Borges e pelo Diretor-Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein, Miguel Cendoroglo.

Procedimento simples

A cirurgia será endoscópica, sem cortes. Para retirar a pedra, também chamada de cálculo, é colocada uma sonda na uretra. Por meio da sonda é intronduzido um aparelho muito pequeno que tem uma câmera e um laser.

O laser pode tanto fragmentar o cálculo como retirá-lo inteiro. Caso o cálculo não seja retirado inteiro, por estrar fragmentado, é expelido com a urina.

Últimas