Conselho de Secretários de Saúde repudia declarações de Wizard

Novo secretário do Ministério da Saúde afirmou que dados sobre óbitos causados por covid-19 estariam sendo manipulados

Wizard foi convidado pelo ministro interino Eduardo Pazuello para a pasta da Saúde

Wizard foi convidado pelo ministro interino Eduardo Pazuello para a pasta da Saúde

Reprodução/Facebook

O CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) publicou uma nota de repúdio, neste sábado (6), sobre a acusação feita pelo novo Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, de que os dados sobre a pandemia de covid-19 estão sendo manipulados. 

Wizard declarou que os secretários de Saúde estariam alterando os números de óbitos causados pelo novo coronavírus para conseguir mais verbas federais e anunciou que um novo balanço seria divulgado em um mês.

A nota assinada pelo presidente do Conass, Alberto Beltrame, chama a declaração de leviana e afirma que a fala de Wizard "além de revelar sua profunda ignorância sobre o tema, insulta a memória de todas aquelas vítimas indefesas desta terrível pandemia e suas famílias."

Beltrame classificou a acusação de "grosseira, falaciosa, desprovida de qualquer senso ético, de humanidade e de respeito."

Wizard foi convidado pelo ministro interino, general Eduardo Pazuello, para compor a pasta da Saúde nesta semana. O empresário é fundador de uma escola de idiomas que leva seu nome e atua como conselheiro de Assuntos Estratégicos no ministério.