Tragédia com Teori Zavascki

Brasil Corpos de Teori Zavascki e mais dois chegam ao IML

Corpos de Teori Zavascki e mais dois chegam ao IML

Queda de avião em Paraty (RJ) deixou 5 mortos. Duas mulheres ainda não foram identificadas

  • Brasil | Da Agência Brasil, com R7

Teori Zavascki está entre os mortos de avião que caiu em Paraty

Teori Zavascki está entre os mortos de avião que caiu em Paraty

Carlos Humberto/14.12.2016//SCO/STF

O Corpo de Bombeiros já resgatou três dos cinco corpos de dentro do avião que caiu no litoral de Paraty, no sul do Rio de Janeiro, na tarde de da última quinta-feira (19).

Segundo a assessoria de imprensa dos bombeiros, o trabalho de retirada de uma mulher e dois homens, entre eles o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Teori Zavascki, começou à meia-noite e terminou à 1h40 desta sexta-feira (20).

Os três corpos já foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal de Angra dos Reis, que fará a identificação das vítimas.

Os bombeiros retomaram às 5h30 os trabalhos de resgate dos outros dois corpos que continuam dentro do avião, de um homem e uma mulher.

Imagem mostra os primeiros trabalhos de resgate dos corpos ontem

Imagem mostra os primeiros trabalhos de resgate dos corpos ontem

Reprodução/Twitter Aeroagora

O trabalho conta com homens do Grupamento de Busca e Salvamento do Rio de Janeiro, do Quartel dos Bombeiros de Paraty e da Capitania dos Portos.

De acordo com a Polícia Civil, uma equipe de peritos criminais do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e de papiloscopistas do Instituto de Identificação Felix Pacheco fazem a perícia e ajudam na identificação dos corpos.

A investigação do acidente aéreo está a cargo do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) da Aeronáutica.

Confirmação da morte

A morte de Teori Zavascki foi confirmada pelo filho Francisco Prehn Zavascki por meio do Facebook: "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!"

A presidente do Supremo, Carmem Lúcia, que estava em Belo Horizonte (MG) foi informada do acidente por assessores e ligou para o presidente Michel Temer. Ele avisou que imediatamente tomaria providências. Carmem Lúcia voou de volta a Brasília.

A presidente do STF não indicou o que pretende fazer de agora para frente, uma vez que Teori era o relator das 77 delações premiadas da Odebrecht que envolvem deputados federais, governadores e políticos. Cármen Lúcia apenas lamentou a morte de Teori em nota.

— A consternação tomou conta do Supremo Tribunal Federal, neste 19 de janeiro, com a notícia da morte de um dos mais brilhantes juízes que ajudaram a construir a história deste Tribunal e do País.

Voo

O avião de modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM, decolou do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h (horário de Brasília), e tinha como destino o aeroporto de Paraty (RJ). A queda ocorreu por volta de 13h30, a cerca de 2 km de distância da cabeceira da pista (veja o quadro abaixo).

O avião levava cinco pessoas: além de Teori, o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, de 69 anos, o piloto Osmar Rodrigues, de 56 anos, e mais duas mulheres, que ainda não foram identificadas.

A aeronave estava em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada. O acidente já está sendo investigado pela PF (Polícia Federal) e MPF (Ministério Público Federal).

Últimas