Novo Coronavírus

Brasil Covid-19: Artistas se unem em live para defesa de indígenas

Covid-19: Artistas se unem em live para defesa de indígenas

Concerto será transmitido ao vivo pela internet neste domingo, às 16h, com músicos brasileiros e internacionais em apoio aos índios na pandemia

  • Brasil | Agência Brasil

Artistas se unem em defesa de indígenas ameaçados por coronavírus

Artistas se unem em defesa de indígenas ameaçados por coronavírus

Reprodução / Instagram Sandy

Um concerto que será transmitido ao vivo pela internet neste domingo (21), às 16h, reunirá artistas da música brasileira e internacional para apoiar os indígenas de florestas tropicais ameaçados pela pandemia do novo coronavírus.

Leia mais: Índios do Amazonas se isolam na mata para fugir da covid-19

Participarão artistas como Sting, Anitta, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Carlinhos Brown, Aurora, Maná, Manu Chao, Dani Lança, Gaby Amarantos, Sandy, AnaVitória, Manu Gavassi, Toni Garrido, Falcão e Maria Gadú. Também participam da ação ativistas da causa como a modelo Gisele Bündchen e o fotógrafo Sebastião Salgado.

A live é organizada pela Rainforest Foundation Fund, fundação de caridade dedicada à preservação da floresta tropical e à defesa dos direitos dos povos indígenas que vivem nessas regiões, por meio de suas organizações sediadas na Noruega, Reino Unido e Estados Unidos.

O evento será transmitido pelo YouTube e de outras plataformas digitais e arrecadará doações para o combate à covid-19 em áreas de floresta tropical e também em projetos de advocacia para apoio aos indígenas e comunidades locais.

Veja também: Brasil tem 49.976 mortes por covid-19 e 1.067.579 casos confirmados

Desde a sua fundação, a Rainforest Foundation da Noruega apoiou projetos de proteção de 13 milhões de hectares em terras indígenas em quatro continentes.

A live no Brasil tem direção geral de Pedro Paulo Carneiro, responsável pela curadoria junto com Ana Luisa Anjos e Maria Gadú.

Festa francesa

Hoje também as Alianças Francesas da América Latina e do Caribe promovem uma edição virtual especial com vídeos de apresentações musicais para celebrar o solstício de verão no hemisfério norte e a 39ª Fête de la Musique 2020 (Festa da Música 2020), data tradicional do calendário cultural francês. O evento acontece a partir das 17h, horário de Brasília, e se estende até as 23h, reunindo cerca de 60 artistas de 21 países da América Latina e Caribe, além de uma dezena de artistas franceses, em vídeos feitos em confinamento.

Leia ainda: Paliativas e a pandemia: as lições de quem não tem tempo a perder

Ainda neste domingo, serão abertas as inscrições para a 13ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa 2020. O concurso gratuito, inédito na forma virtual, é aberto a cantores amadores e profissionais e será transmitido ao vivo nas redes sociais das Alianças Francesas. Poderão participar maiores de 18 anos.

Não é necessário o domínio da língua francesa. O importante, segundo os organizadores, “é caprichar na interpretação e na pronúncia”. Cada candidato só poderá se inscrever uma vez com uma música, sendo vedada a utilização de pseudônimos. Serão julgados os quesitos de afinação; ritmo; interpretação; pronúncia; encenação; e originalidade. As inscrições são gratuitas. O regulamento pode ser conferido no portal.

Últimas