CPI da Covid

Brasil CPI da Covid aprova requerimento que pede emails de Braga Netto

CPI da Covid aprova requerimento que pede emails de Braga Netto

Comissão quer todas as mensagens relacionadas à pandemia no período em que o general, hoje na Defesa, estava na Casa Civil

  • Brasil | Do R7

Braga Netto coordenou comitê de crise

Braga Netto coordenou comitê de crise

Portal Correio

A CPI da Covid aprovou nesta quinta-feira (15) a solicitação de todas as mensagens enviadas ao Ministério da Saúde pelo general Walter Braga Netto no período da pandemia de covid-19 em que ele comandava a Casa Civil.

Ministério da Defesa rebate Aziz por fala na CPI: 'Acusação irresponsável'

Braga Netto assumiu o Ministério da Defesa em abril deste ano e foi dele, inclusive, uma dura nota contra o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), em defesa dos militares.

Até abril, ele era responsável por organizar, na Casa Civil, parte das ações do governo federal no combate à pandemia de covid-19.

O requerimento foi feito pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). Ele solicita no documento:

- cópia de e-mails e demais comunicações realizadas entre o ministro-chefe da Casa Civil Walter Souza Braga Netto (utilizando tanto caixa de e-mail em seu nome quanto de órgãos da instituição, inclusive relacionados ao Comitê de Crise para a Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, do qual era coordenador) e autoridades do Ministério da Saúde (abrangendo ministro da Saúde, secretários, diretores, chefes de gabinete, assessores, consultores e coordenadores);

- cópia de e-mails e demais comunicações realizadas entre autoridades da Casa
Civil da Presidência da República (secretários, diretores, chefes de gabinete, assessores,
consultores e coordenadores) e autoridades do Ministério da Saúde (secretários, diretores,
chefes de gabinete, assessores, consultores e coordenadores).

Em sua justificativa, Rogério Carvalho afirma que "há suspeitas de que as ordens para privilegiar a Covaxin em detrimento de outros imunizantes envolviam o então chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto, atual ministro da Defesa”.

O parlamentar acrescenta que "Braga Netto atuou como coordenador do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19". 

O senador lembra ainda que o atual chefe da Defesa teve uma "reação desproporcional do mencionado ministro, em nota, às declarações firmes e ponderadas do Senador Omar Aziz, também lança grave suspeita de que há algo a ser investigado em maior profundidade".

Últimas