CPI da Covid

Brasil CPI da Covid ouve relator da CPI da Saúde do Amazonas nesta terça

CPI da Covid ouve relator da CPI da Saúde do Amazonas nesta terça

Fausto Junior foi chamado a pedido do senador Marcos Rogério (DEM-RO). Também dever ser votados requerimentos na sessão

O deputado estadual Fausto Junior

O deputado estadual Fausto Junior

Hudson Fonseca/Aleam

O deputado estadual do Amazonas Fausto Vieira dos Santos Junior (PRTB) será ouvido na reunião da CPI da Covid desta terça-feira (29). O parlamentar foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa do estado no ano passado. O estado foi um dos mais afetados com casos e óbitos da pandemia de covid-19 e teve uma grave crise de falta de oxigênio em janeiro.

O requerimento de convocação é de autoria de Marcos Rogério (DEM-RO). No pedido, o parlamentar lembra que o governo do Amazonas é alvo de investigações coordenadas pela Polícia Federal referentes a fraudes em aquisições emergenciais relativas à pandemia da covid-19 e que a CPI estadual foi instalada em maio do ano passado justamente para investigar possíveis ilícitos.

A operação Sangria, da PF, apurou entre outras coisas possíveis desvios na construção de hospital de campanha.

Outras autoridades já abordaram a crise no Amazonas. O ex-secretário de Saúde do estado Marcellus Campelo contradisse o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e afirmou que ministério foi comunicado de crise no dia 7 de janeiro, e não no dia 10, conforme relatado por Pazuello. No dia 14 daquele mês, a crise de falta de oxigênio estourou no estado, causando a morte de centas de pacientes pela ausência do insuno.

Requerimentos

A CPI da Covid pode votar requerimentos com vistas a novos depoimentos. Dezesseis dos mais 70 requerimentos apresentados tinham previsão de votação nesta terça. Um deles prevê a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para apurar reunião em que teria sido debatida a mudança de bula da cloroquina. Ele convocou o encontro de especialistas quando ainda atuava como ministro da Casa Civil.

Também podem ser votados requerimentos para a convocação de secretários de saúde do Nordeste e do governador do Piauí, Wellington Dias, que é coordenador do Fórum Nacional de Governadores e presidente do Consórcio Nordeste.

Podem ser chamados ainda representantes da Precisa Medicamentos, representante no Brasil da fabricante indiana Bharat Biontech, com a qual o governo brasileiro fechou a compra da vacina Covaxin, alvo de investigação da CPI e do Ministério Público Federal.

Últimas